Governo de Goiás apresenta Relatório de Gestão Fiscal na Assembleia
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Economia, apresentou na tarde desta quarta-feira (20/03), na Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), os indicadores econômicos referentes ao 3º quadrimestre de 2023.Os dados das metas fiscais foram repassados pela secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes que ressaltou os resultados alcançados por Goiás nacionalmente em termos de competitividade e transparência.
“Goiás tem buscado o equilíbrio sustentável das finanças públicas. Os indicadores representam esse avanço nos resultados alcançados. Apesar da preocupação com a queda estrutural da receita e do cuidado que precisamos ter para cumprir o teto de gastos em 2024, o resultado orçamentário tem sido superavitário desde o início do Governo Caiado, em 2019, o que demonstra a virada de página desta gestão”, disse Selene Peres.
Na audiência pública, Selene destacou que Goiás ocupa o topo do ranking entre os estados com melhor potencial de mercado do País. “Alcançamos a 7ª posição no ranking de competitividade dos estados. Foi o melhor resultado da história de Goiás nesse ranking. Além disso, recebemos a maior pontuação do país no Prêmio de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no SICONFI que é concedido pela STN. Isso é consequência das medidas de políticas econômicas adotadas pelo Governo de Goiás”, disse.
Por último, a secretária da Economia enfatizou que a responsabilidade fiscal permitiu que Goiás superasse, desde 2019, o limite constitucional de vinculação nas áreas da saúde, educação e políticas sociais. “ Mesmo com a redução de receitas que atingiu fundamentalmente o Fundo Protege, utilizamos recursos do Tesouro para não permitir que as políticas sociais fossem afetadas negativamente e tivemos um aumento de investimentos de 393%”, frisou.
Comunicação Setorial – Economia