Implementação da metodologia RUMO em Goiás é destaque em publicação do Conseplan
Iniciativa da Secretaria da Economia estrutura e alinha gestão e governança das políticas públicas estaduais

A Secretaria da Economia foi destaque da segunda edição da Revista Planejamento e Futuro, do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan). Publicada neste mês de dezembro, a revista detalhou o RUMO (Rotas para a Unificação de Metas e Objetivos Estratégicos). Trata-se de um conjunto de diretrizes, ferramentas e princípios de gestão estratégica para o setor público em implementação pela Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação.
Na reportagem “RUMO: a nova bússola da gestão estratégica do Governo de Goiás”, a subsecretária Danielle Gomes de Oliveira explicou o framework concebido para estruturar a gestão e governança das políticas públicas estaduais e apresentado em encontros da Rede de Planejamento e da Rede de Projetos. A essência é “planejar com clareza e executar com propósito e responsabilidade, garantindo coerência e efetividade na ação pública”, conforme pontuou o texto.
A reportagem destacou ainda que, em reunião do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) reconheceu a iniciativa “como projeto de vanguarda, sem paralelo na realidade brasileira, parabenizando o Estado pela inovação e consistência da proposta”.
A edição de dezembro da Revista Planejamento e Futuro está disponível aqui.
Secretaria da Economia – Governo de Goiás


