Economia capacita 48 contadores para o encerramento do exercício financeiro de 2025

Realizado em parceria com a Superintendência Central de Contabilidade, curso preparou servidores para garantir a transparência e a regularidade das contas públicas na transição para 2026
Com o objetivo de assegurar a regularidade das contas públicas e a transparência da gestão fiscal do Estado, a Escola de Governo concluiu, nesta segunda-feira (1/12), uma capacitação estratégica voltada para 48 contadores que atuam na administração pública estadual. O curso, focado nas “Diretrizes para os Procedimentos Contábeis de Encerramento de Exercício Financeiro”, teve início no dia 24 de novembro e somou uma carga horária de 24 horas de imersão técnica.
A formação preparou os servidores para a execução dos procedimentos necessários tanto para o fechamento do ano de 2025 quanto para a abertura do exercício financeiro de 2026. O domínio desses processos é fundamental para a elaboração da Prestação de Contas Anual do Governador e dos Gestores Públicos, conforme exigido pelas normas de contabilidade e legislações vigentes
Manutenção da Excelência Fiscal
A iniciativa reforça o compromisso do governo estadual com a integridade dos dados públicos. Para o Superintendente Central de Contabilidade, Ricardo Borges de Rezende, a qualificação contínua dos servidores é o pilar que sustenta os resultados expressivos alcançados por Goiás.
Segundo Ricardo Borges, a capacitação prepara os contadores responsáveis do Serviço de Contabilidade do Estado de Goiás para os procedimentos de encerramento do exercício de 2025, elaboração da prestação de contas do Governador e dos Gestores e a abertura do exercício de 2026, conforme Manual divulgado pela Superintendência.
“Outro ponto crucial é a busca da manutenção da qualidade da informação contábil e fiscal de Goiás. Graças a esse rigor técnico, o Estado encontra-se com a Nota A nos últimos quatro anos, conquistando o 1º lugar entre os Estados e o Distrito Federal nas edições de 2022, 2023 e 2024″, destacou Rezende.
Conteúdo Técnico e Estratégico
Durante a semana de capacitação, os participantes aprofundaram conhecimentos em temas essenciais para a saúde financeira do Estado. A grade curricular abordou desde a regularização de saldos invertidos e a conciliação de contas bancárias transitórias até a apuração do Superávit Financeiro e sua distribuição por fontes de recursos.
O corpo docente foi formado por especialistas do “Time CASPGO” (Contabilidade Aplicada ao Setor Público de Goiás), incluindo os instrutores, Cleyton José Ferreira Nunes (Gerente de Acompanhamento da Execução Contábil – GEAEC), Edileni Francisco dos Santos Menezes e Vanessa Rafaella Lobo de Mendonça, ambas supervisoras técnicas da GEAEC.
Entre os tópicos de destaque, os participantes foram instruídos sobre a elaboração de Notas Explicativas das Demonstrações Contábeis, seguindo as novas diretrizes da Portaria SCC nº 01/2024, que aprovou o Manual de Encerramento do Exercício de 2025 e Abertura do Exercício de 2026. Também foram abordados procedimentos complexos como a gestão de ativos e passivos contingentes, inventário de bens móveis e imóveis, e a conciliação de obras em andamento.
Secretaria da Economia – Governo de Goiás


