CIRA apresenta metas e diretrizes de 2024 durante reunião na Economia
A Secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes, reuniu-se com membros do CIRA (Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de Goiás), que fez uma completa apresentação da história, principais ações e atribuições do Comitê. O encontro, realizado nesta segunda-feira (26/12), no gabinete da secretária, está previsto na Lei que instituiu o CIRA (Lei 19.878/17), com o objetivo de definir as diretrizes de atuação do Grupo Operacional para este ano.
Os membros do Comitê afirmaram que trabalham por meio da integração das instituições que têm competências na atuação de combate aos crimes contra a ordem tributária e à sonegação fiscal, visando sempre otimizar suas ações e superar constantemente seus resultados.
Na sequência, foram citadas, para avaliação e aprovação dos membros, as diretrizes do Grupo Operacional para o ano de 2024:
• Aprimoramento das ferramentas e bases de dados para pesquisa e investigação disponíveis para acesso direto dos membros do CIRA-GO;
• Aproximação do CIRA-GO com os setores de inteligência das instituições, para formulação de estratégias e melhorias na atuação e nos resultados;
• Dedicação exclusiva do Delegado de polícia oficiante no CIRA-GO para os casos que tramitam no Comitê;
• Definição dos casos mais vultosos e importantes para atuação estratégica integrada, conjunta e multidisciplinar, foco nos grandes grupos econômicos.
O Promotor de Justiça e coordenador do Grupo Operacional, Marcelo Crepaldi Dias Barreira, ressaltou que “a aquisição de ferramenta tecnológica será fundamental para otimizar os trabalhos do Comitê”.
A Secretária Selene Nunes sugeriu que a ferramenta seja adquirida com recursos pleiteados para o PROFISCO, programa de aperfeiçoamento do FISCO. Por fim, parabenizou o trabalho desenvolvido pelo CIRA e expressou apoio às propostas de atuação e metas sugeridas pelo Grupo Operacional.
Durante a reunião, foram apresentados ainda os resultados alcançados pelo CIRA em 2023, quando foram recuperados R$ 130 milhões aos cofres públicos do Estado, e proposto para 2024 superar as metas do ano passado.
O CIRA é formado por membros da Secretaria da Economia, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Polícia Civil (PC) e Ministério Público (MP) e presidido pela secretária Selene Nunes. A função do CIRA é propor medidas judiciais e administrativas para recuperar ativos para o Estado de Goiás.
A subsecretária da Receita Estadual , Lilian Fagundes e o superintendente de Recuperação de Créditos, Fabiano Gomes de Paula, também participaram da reunião, assim como os Auditores Fiscais Fábio Yudi Kawassaki e Alexandre Prates de Campos Ribeiro, representantes da Secretaria no Comitê. Representando a PGE estavam o Procurador Geral do Estado, Rafael Arruda, as Procuradoras Anahara Domingos Justino e Denise Pereira Guimarães, do Ministério Público, o procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, o Promotor Marcelo Crepaldi Dias Barreira e da Polícia Civil, o delegado Gylson Mariano Ferreira e o Delegado Geral da Polícia Civil, André Gustavo Corteze Ganga que participou virtualmente.
Comunicação Setorial – Economia