Contadores são capacitados em curso sobre retenções tributárias

Treinamento integra plano de formação para aprimoramento contínuo dos servidores que atuam na gestão financeira e orçamentária
A Secretaria da Economia reuniu 60 contadores e servidores que atuam nas unidades de contabilidade dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual para o curso “Retenções Tributárias, EFD-Reinf e DCTFWeb na Administração Pública Estadual”. Promovido pela Superintendência Central de Contabilidade, o evento foi realizado nos dias 11 e 12 de novembro, em Goiânia.
Ministrado pelo especialista Jefferson Fernando Grande, autor do livro Retenção Ampla do IR – Manual Prático para Estados, Distrito Federal e Municípios, o treinamento abordou de forma prática e detalhada os procedimentos relacionados à retenção de tributos federais (IRRF, PIS/Pasep, Cofins e CSLL), à integração das informações via EFD-Reinf e à transmissão das declarações por meio da DCTFWeb, com base na Instrução Normativa RFB nº 1.234/2012.
Durante as aulas, os participantes esclareceram dúvidas sobre a aplicação da legislação tributária no âmbito da administração pública estadual, com foco nas responsabilidades do ente público como fonte pagadora, nas obrigações acessórias e nas boas práticas para evitar inconsistências fiscais.
Formação continuada
A capacitação integra o Plano de Formação Contábil e Fiscal de 2025, voltado ao aprimoramento contínuo das equipes que atuam na gestão financeira e orçamentária do Estado. Conforme o superintendente Central de Contabilidade, Ricardo Borges de Rezende, a oferta do curso reforça o compromisso do Governo de Goiás com a qualificação técnica e a conformidade fiscal.
“A atualização técnica é essencial para garantir a conformidade das informações contábeis e tributárias, fortalecendo a transparência e a qualidade da gestão pública, elevando a arrecadação do Estado (retenção do IRRF) e o atendimento das demandas da sociedade”, destacou o superintendente.
O curso também reforçou o papel estratégico dos contadores públicos na execução orçamentária e financeira do Estado, promovendo alinhamento entre as normas tributárias federais e os procedimentos adotados pelos órgãos estaduais.
Ao final do treinamento, os participantes receberam certificado de conclusão e destacaram a importância da iniciativa para o aperfeiçoamento da rotina de retenções e declarações fiscais, contribuindo diretamente para o avanço da governança contábil e fiscal do Estado de Goiás.
Fotos: Divulgação
Secretaria da Economia – Governo de Goiás








