Semana da Saúde leva campanha de doação de sangue ao Complexo Fazendário

Os servidores da Secretaria da Economia aderiram, nesta quinta-feira (21/9), à Campanha de Doação de Sangue realizada em parceria com o Hemocentro. A coleta realizada na unidade móvel disponibilizada no estacionamento dos visitantes do Complexo Fazendário, em Goiânia, segue até às 16h. A campanha faz parte da programação da 3ª Semana da Saúde – Econovida cuidando de você, da Secretaria da Economia. Os colaboradores que não fizeram agendamento prévio da doação devem comparecer ao local para verificar a possibilidade de serem atendidos.

A servidora Kamilla Evangelista, da Subsecretaria Central de Orçamento, foi a primeira doadora do dia. “Sempre tive vontade e, quando atendi os critérios, fiz questão de doar”, explicou ela, que viveu a experiência pela primeira vez. O apelo de ajudar o próximo também levou o servidor da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP) Wanderson Rodrigues a se voluntariar. “Fico muito feliz em saber que posso salvar vidas”, comentou. A estimativa é que uma doação possa salvar até quatro pessoas.

Quem também estava na fila do cadastro e triagem era Rita de Jesus, da Corregedoria Fiscal, que aproveitou a facilidade do ônibus do Hemocentro estacionado no local de trabalho. “Tenho que realizar a primeira doação antes dos 60 anos para continuar doadora, então não perdi a oportunidade. Se estamos aqui, por que não ajudar?”, refletiu.

A enfermeira Talita Silva, da equipe do Hemocentro, explica que a doação pode ser realizada por pessoas de 16 a 69 anos, sendo que os menores de idade precisam de autorização do responsável e os maiores de 60 já devem ter doado pelo menos uma vez até alcançar essa idade. O potencial doador também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado, alimentado e apresentar documento oficial com foto. Após o cadastro, a equipe do Hemocentro realiza ainda uma triagem para a doação.

A meta é completar 120 cadastros de doadores nesta quinta-feira para abastecer os estoques do Hemocentro, que atende 222 unidades públicas de saúde em Goiás. “É um gesto tão simples e que pode fazer uma grande diferença na vida de alguém. É um processo simples, rápido e que vale muito a pena”, diz Josiane Rodrigues, servidora da GGDP que costuma realizar duas doações por ano.

No mesmo local, também é realizado o cadastro para doação de Medula Óssea. Além de informar os dados pessoais e preencher um formulário, é colhida uma amostra de sangue. O voluntário, então, é incluído no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e, quando houver paciente compatível para transplante, será contatado para novos exames e confirmar se deseja fazer a doação.

Outras ações
Além da parceria com o Hemocentro, a 3ª Semana da Saúde realiza, até às 11h30, aferição de pressão e dosagem de glicemia. Os profissionais de saúde atendem ao público na área entre os blocos A e B. Também são realizados exames médicos periódicos para servidores que não participaram do último ciclo.

Quinta-feira, 21/09

Doação de Sangue no estacionamento dos visitantes em parceria com o HEMOCENTRO.
Horário: 8h às 16h
Local: Estacionamento de visitantes

Aferição de Pressão e Dosagem de Glicemia
Horário: 08h30 às 11h30
Local: Entre blocos A e B

PopMed (Exames médicos periódicos) para servidores que não realizaram no último ciclo – informações pelo telefone 3269-2171.
Horário: 08h30 às 16h (sem agendamento prévio).
Local do PopMed: CECAPE

Sexta-feira, 22/09

Van da Vacinação (vacinação contra H1N1 e Covid)
Horário: 8h às 16h
Local: Estacionamento de visitantes

PopMed (Exames médicos periódicos) para servidores que não realizaram no último ciclo – informações pelo telefone 3269-2171.
Horário: 08h30 às 16h (sem agendamento prévio).
Local do PopMed: CECAPE

Comunicação Setorial – Economia/GO

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo