Economia orienta sobre prevenção a golpe no pagamento do IPVA

A Secretaria da Economia reafirma que o Governo de Goiás não recebe o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) via Pix. A quitação do tributo deve ser feita por boleto bancário, Documento Único de Arrecadação (DUA) ou Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare), emitidos pelo contribuinte nos sites e aplicativos oficiais do Detran (www.detran.go.gov.br) e da Economia (www.economia.go.gov.br), a depender da data de vencimento. O alerta ocorre porque estão sendo registrados golpes envolvendo oferta, por e-mail ou WhatsApp, de desconto no IPVA para pagamento via Pix. 

O Governo de Goiás não envia o Documento de Arrecadação diretamente aos contribuintes. O proprietário do veículo deve fazer a emissão nos sites oficiais, como explica o gerente do IPVA da Secretaria da Economia, Jorge Arêas. “Sempre verifique o endereço e só faça a emissão no site da Economia ou do Detran. Se só solicitar a placa, sem o Renavam, já desconfie”, afirma. 

O gerente do IPVA aponta que há relatos do golpe em vários estados brasileiros, envolvendo páginas na internet criadas pelos criminosos que simulam as telas de cada governo e levam o consumidor a pagar por Pix. Em alguns casos, os golpistas buscam as informações do veículo nos sites oficiais e emitem um documento com o valor do imposto correto, mas em um boleto ou Pix com dados da organização criminosa. O Detran-GO também publicou um alerta, ressaltando que as vítimas são atraídas com ofertas de descontos de até 40% para quitação via Pix.  

Como pagar
Para pagamento do IPVA até a data do vencimento, basta acessar o aplicativo Detran GO ON ou o site do Detran-GO. No caso do tributo vencido, o contribuinte deve entrar no site da Secretaria da Economia, acessar o link do IPVA, clicar em Débitos, informar placa e Renavam e emitir o Documento de Arrecadação. O pagamento feito no site da Economia só quita débitos do IPVA. Outros serviços, como emissão de licenciamento ou multas do veículo, deverão ser pagos no site do Detran-GO. 

Os contribuintes com débitos do IPVA que aderiram ao Programa de Negociação Fiscal Facilita devem emitir o boleto (Dare) de parcelamento pelo aplicativo Economia Online – EON ou direto no site da Economia. No portal, basta clicar no ícone Parcelamento, depois na opção Emitir Parcela. Veja o tutorial aqui.

Calendário
Está em vigor o calendário de pagamento do IPVA 2023, que pôde ser dividido em até dez parcelas em Goiás, dependendo do final de placa do veículo. Conforme o cronograma disponibilizado no site da Secretaria da Economia, a sexta parcela deve ser quitada neste mês de junho. O calendário iniciou-se pelo final de placa 1 (12/6), seguido dos demais: final 2 (13/6), final 3 (14/6), final 4 (15/6), final 5 (16/6), final 6 (19/6), final 7 (20/6), final 8 (21/6), final 9 (22/6) e final 0 (23/6). Para quem optou por quitar o IPVA à vista, em parcela única, o que inclui o Licenciamento Anual do Detran, a data limite ocorrerá de setembro a outubro. 

A Gerência do IPVA disponibiliza no site uma seção com respostas às dúvidas mais comuns sobre o imposto. O cidadão também pode registrar sugestões, denúncias ou reclamações pela Ouvidoria Fazendária da Secretaria da Economia, no telefone (62) 3269-6300, ou no Portal Expresso. As vítimas de crimes também devem registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil. 

Comunicação Setorial – Economia, com informações do Detran-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo