Governo homenageia programa de Educação Fiscal
13 de dezembro de 2017
Vencedora do prêmio Nacional de Educação Fiscal, de 2017, com o projeto “Educação Fiscal: um caminho para a coesão social” a Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus de Aparecida de Goiânia, foi homenageada hoje 13/12, durante solenidade realizada no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O secretário da Fazenda, João Furtado de Mendonça Neto, representou o governador Marconi Perillo.
Em seu discurso, João Furtado ressaltou a importância dessa premiação para a universidade e também para o município de Aparecida de Goiânia, sede da unidade vencedora do prêmio de Educação Fiscal (Gefe/Go), coordenado pela Secretaria de Estado da Fazenda. O secretário destacou que o programa tem como objetivo formar cidadãos conscientes sobre a importância da aplicação dos recursos públicos para o desenvolvimento social e econômico do Estado e do País. “Este governo aposta na transformação e a UEG é uma instituição que pratica ações transformadoras e desenvolvimento”, frisou Furtado.
Também o reitor da UEG, Haroldo Raimer ressaltou a importância do programa de Educação Fiscal como instrumento de conscientização do cidadão sobre a aplicação dos recursos públicos, que são finitos e limitados, portanto devem ser utilizados com responsabilidade. Coordenador do projeto de Educação Fiscal, da UEG, Paulo Divino César Braga disse que pretende apresentar a reedição do programa em 2018 nos mesmos moldes do realizado este ano. “O programa de Educação Fiscal é um projeto de realização a longo prazo, uma vez que trabalhamos com educação”, concluiu Braga.
Crianças e jovens
Chefe do Núcleo Estadual de Educação Fiscal e Tributária, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), José Humberto Corrêa de Miranda lembrou que “este é um momento de gratidão e empolgação”, pela premiação recebida pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), unidade de Aparecida de Goiânia. De acordo com ele, o programa de Educação Fiscal alcança a todos segmentos sociais crianças, jovens e adultos, indistintamente, porque é programa de cidadania, um direito de todos.
José Humberto agradeceu a direção da UEG pelas ações desenvolvidas pela instituição no sentido de construir cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres. “É uma honra homenagear a professora Flávia Aline Vely Lopes,já falecida, pelos esforços em difundir os ideais do Programa de Educação Nacional de Fiscal”, destacou o presidente da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Roberto Kupski, sugerindo que pela sua importância, o projeto deveria ser instituído por outras unidades de ensino apoiadas pelo governo.
Homenagens
Além da homenagem feita pelo governo do Estado à Universidade Estadual de Goiás (UEG), foram entregues ainda um troféu ao coordenador do Gefe//go, José Humberto Corrêa Miranda pelos excelentes serviços prestados ao programa de Educação Fiscal e uma placa em agradecimento ao governador Marconi Perillo pela implantação do programa em seu governo.
Comunicação Setorial – Sefaz
Fotos: Denis Marlon