Redes de Planejamento e Projetos alinham estratégias para o Relatório de Resultados da Gestão Estadual (2019-2026)
Documento consolidará resultados da gestão estadual entre 2019 e 2026, orientando futuras administrações estaduais
Em reunião virtual, as equipes das Redes de Planejamento e de Projetos do Poder Executivo Estadual discutiram quais as diretrizes, objetivos e orientações para a elaboração do relatório de resultados e impactos de ações, projetos e políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado de Goiás entre 2019 e 2026. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (13/12), pela plataforma ZOOM, com a participação de mais de 170 integrantes do Grupo Especial de Consolidação e Encerramento da Gestão (GECEG).
As informações sobre a estrutura, características e cronograma do relatório foram apresentadas por representantes da Subsecretaria Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação (SCPMA), da Secretaria da Economia, e pelo Gabinete do Secretário-Adjunto e Subsecretaria de Governança, da Secretaria-Geral de Governo (SGG), que coordenam o GECEG.
O secretário da Economia, Sérvulo Nogueira, abriu a reunião destacando o objetivo da criação do grupo executivo e reforçando a importância do documento que será elaborado em 2025 e terá a função de orientar as futuras administrações estaduais.
“O papel desse grupo será realizar um diagnóstico completo da gestão estadual, começando por analisar a situação encontrada em 2019, revisitar o retrospecto e levantar todas as entregas realizadas. Nosso objetivo é dimensionar com precisão o que foi feito ao longo dos dois mandatos do governador, destacando o legado deixado”, ressaltou Sérvulo.
Na sequência, a subsecretária Central de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Danielle Gomes de Oliveira, apresentou as orientações para elaboração do relatório, além da estrutura, cronograma e metodologia do trabalho.
“O trabalho é um “raio X” detalhado do governo, que deixará um legado consolidado e bem documentado. É um esforço norteador, que permitirá orientar gestões futuras e garantir a continuidade das políticas públicas em prol da sociedade”, pontuou Danielle Oliveira.
GECEG
O Grupo Especial de Consolidação e Encerramento da Gestão (GECEG), foi criado por meio de decreto e publicado no Diário Oficial , de 3 de dezembro de 2024, para a apresentação de relatórios de resultados e impactos de ações, projetos e políticas públicas implementadas pela gestão do Governo do Estado de Goiás entre 2019 e 2026.
Estrutura
O grupo atuará em oito áreas temáticas importantes, contando com o apoio de toda a Rede de Planejamento e de Projetos, responsáveis por fornecer as ferramentas necessárias para a elaboração do documento final. Os eixos estratégicos são:
I – Educação, Cultura e Esportes;
II – Goiás Social;
III – Infraestrutura e Mobilidade Urbana;
IV – Segurança Pública;
V – Meio Ambiente;
VI – Sustentabilidade Fiscal e Gestão Governamental;
VII – Saúde;
VIII – Desenvolvimento Econômico.
Relatório – Cronograma e Metodologia
O objetivo é concluir o relatório até fevereiro, para apresentá-lo ao governador. Até lá, serão realizadas reuniões setoriais específicas para cada eixo, garantindo alinhamento e detalhamento necessários.
O documento deverá conter:
- Descrição das entregas e ações realizadas;
- Recursos investidos e entregas físicas;
- Indicadores de impacto;
- Desafios enfrentados;
- Documentos de apoio, como fotos, gráficos e demais materiais que reforcem as informações apresentadas.
Com essa iniciativa, o Governo de Goiás busca consolidar os avanços obtidos entre 2019 e 2026, deixando um registro claro e completo para orientar as próximas administrações estaduais.
Secretaria da Economia – Governo de Goiás