Economia participa de simpósio sobre contabilidade no setor público

Durante dois dias, técnicos da pasta compartilham experiências com colegas, com foco em garantir maior transparência na aplicação de recursos públicos

O secretário da Economia, Sérvulo Nogueira, participou, nesta quinta-feira (21/11), da abertura do IX Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada no Setor Público (Sincasp). O evento foi realizado no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), em Goiânia.

Para o secretário, a contabilidade é essencial na missão de garantir a transparência na aplicação dos recursos públicos. “Esse evento é um instrumento para atender aos objetivos coletivos, alinhados aos anseios da sociedade”, afirmou Sérvulo Nogueira.

O IX Sincasp foi organizado pelo CRC, com realização da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e do Sebrae. “A Secretaria da Economia sempre atendeu nossas demandas, com seus técnicos nos ajudando em relação à legislação”, afirmou a presidente do CRC, Sucena Hummel, que também destacou o papel dos contadores em mostrar à população onde os recursos públicos estão sendo aplicados.

O superintendente Central de Contabilidade da Secretaria da Economia, Ricardo Borges de Rezende, fez uma análise sobre a função da contabilidade, “o principal objetivo é gerar informações de qualidade, que possibilitam a tomada de decisões, o controle social, a responsabilização, mas o grande benefício da contabilidade é para o cidadão”, como explicou.

Ricardo, que também é coordenador da Comissão de Contabilidade Pública do Estado de Goiás, participou do primeiro painel do dia sobre “a reorganização das finanças públicas no Brasil, rumo à adoção de mecanismos de sustentabilidade”, ao lado de Alex Fabiane Teixeira, coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Também acompanhou o secretário Sérvulo Nogueira na abertura do IX Sincasp o subsecretário do Tesouro Estadual, Wederson Xavier de Oliveira.

Programação
A partir das 16h, o gerente de Dados e Inteligência Analítica da Secretaria da Economia, Alessandro Cruvinel Machado de Araújo, estará no painel sobre uso de inteligência artificial na contabilidade e gestão pública.

Na sexta-feira (22/11), segundo e último dia do evento, o superintendente Ricardo Borges de Rezende participa do painel “Melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal dos municípios goianos”, das 9h15 às 10h30.

Na sequência, Valquíria Andrade de Souza, também da Superintendência Central de Contabilidade, apresentará a experiência de Goiás na produção de Relatórios Populares durante o painel que discutirá o tema. A Secretaria da Economia publica anualmente o Balanço Cidadão de Goiás, que apresenta as principais informações das contas públicas de forma simplificada e de fácil entendimento para a população.

Fotos: Denis Marlon

Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo