Servidores do GDF realizam visita técnica à Economia para conhecer procedimentos contábeis do patrimônio mobiliário e imobiliário
“Integração da Rede de Contabilidade e da Rede de Patrimônio do Estado, somada à forte interlocução do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foram fundamentais para a melhoria da gestão patrimonial do Estado e a qualidade da informação nos balanços”, Ricardo Rezende
Servidores da Secretaria de Estado da Economia do Governo do Distrito Federal realizaram visita técnica à Superintendência Central de Contabilidade de Goiás, no Complexo Fazendário da Secretaria da Economia, na última sexta-feira (27/9), para conhecer os procedimentos de gestão e contabilização do patrimônio mobiliário e imobiliário do Estado de Goiás. Participaram, também, servidores da Secretaria de Administração do Estado de Goiás (SEAD).
A equipe técnica da Superintendência Central de Contabilidade de Goiás demonstrou o trabalho de evolução dos procedimentos contábeis de evidenciação patrimonial e as normatizações emitidas pelo órgão central. Os procedimentos contábeis do patrimônio foram apresentados pelo superintendente Central de Contabilidade da Economia, Ricardo Rezende; o gerente de Acompanhamento da Execução Contábil, Cleyton Nunes; o gerente de Normatização e Informações Contábeis, Levino dos Santos; a supervisora Contábil, Edileni Menezes; e a assessora Contábil da Superintendência, Valquíria de Souza.
“A integração da Rede de Contabilidade e da Rede de Patrimônio do Estado, somada à forte interlocução do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foram fundamentais para a melhoria da gestão patrimonial do Estado e a qualidade da informação nos balanços. Atualmente, em Goiás, temos uma gestão de parceria entre o órgão central de contabilidade e patrimônio que permite a definição de procedimentos integrados e uma capacitação continua das redes”, destacou superintendente Central de Contabilidade Ricardo Rezende.
Secretaria de Administração (Sead)
Os servidores da Secretaria de Administração (Sead) apresentaram o modelo de gestão do patrimônio mobiliário e imobiliário adotado pelo Estado de Goiás e, ainda, os procedimentos do inventário e senso patrimonial de 2024. Pela Pasta, estiveram presentes o subsecretário de Logística e Patrimônio, Rogério Carneiro; o superintendente Central de Patrimônio Imobiliário, Frederico Coriolano; e o superintendente Central de Logística e Patrimônio Mobiliário, Juarez Júnior.
O subsecretário Rogério Carneiro destacou que a visita técnica foi extremamente produtiva devido a troca de experiências e a oportunidade de demonstrar a evolução da gestão patrimonial de Goiás, fruto de um forte trabalho de parceria entre as redes de patrimônio e contabilidade. “Foi uma ótima oportunidade para demonstrar os fatores de sucesso do Estado e constatarmos que estamos no caminho certo, colocando Goiás entre as melhores gestões patrimoniais e contábeis da federação”, pontuou.
No encerramento da visita técnica, o superintendente Central de Contabilidade, Ricardo Rezende, afirmou que a parceria é fundamental para a melhoria dos procedimentos contábeis e o contínuo aprimoramento da qualidade da informação, que será usada para tomada das decisões e o atendimento das demandas da sociedade. O serviço de contabilidade de Goiás sempre estará à disposição para as trocas de experiência e a parceria entre os estados.
Comitiva da Secretaria de Estado do DF
A comitiva do Governo do DF recebida em Goiás foi composta pelo diretor de Acompanhamento de Implementações de Sistemas Contábeis, Alisson Lira da Rocha; o chefe da Unidade de Procedimentos e de Controle de Sistemas Contábeis, Daniel da Silva Mello; o chefe da Unidade Geral de Patrimônio, Erasmo Silva; o diretor de Procedimentos Contábeis, João Vítor Santana Vieira; e o diretor de Análise das Operações Patrimoniais de Bens Imóveis, Helber Rocha Wolney.
Secretaria da Economia – Governo de Goiás