80º ENCAT inicia debates sobre implementação da Reforma Tributária

Reuniões técnicas abordaram trabalho para 1º de janeiro de 2026, quando começam testes de implementação do IBS e da CBS
Representantes das gestões estaduais e do Distrito Federal participaram, nesta terça-feira (25/11), de reuniões técnicas que antecedem o 80º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT). A abertura oficial do evento, que nesta edição é sediado em Goiânia, será nesta quarta-feira (26/11), às 9h, no World Trade Center Goiânia.
Último encontro nacional antes de 1º de janeiro de 2026, quando começa o ano-teste para implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), o ENCAT tem como tema geral o novo ciclo de tributação a partir da Reforma Tributária.
A reunião do Comitê Gestor de Documentos Fiscais Eletrônicos, na manhã desta terça-feira, incluiu representantes dos Fiscos estaduais e dos contribuintes, como empresas varejistas, atacadistas, transportadores e de saneamento.
O coordenador-geral do ENCAT, Luiz Dias, explicou que o trabalho para implementação de novos documentos fiscais está em andamento. “Estamos trabalhando bastante na disponibilização dos ambientes, e também precisamos de um tempo para que as empresas possam se adaptar”, afirmou.
O coordenador de Documentos Fiscais na Secretaria da Economia de Goiás, Antônio Godoi, destacou a importância da interação entre os Fiscos e o contribuinte. “Debatemos temas sobre a Reforma Tributária, como isso vai estar nos documentos fiscais e como os contribuintes vão prestar essas informações”, disse.
Tarde dedicada aos grupos técnicos
À tarde a programação do evento foi destinada à realização da reunião técnica dos coordenadores dos grupos, dedicada à apresentação dos avanços na implementação da Reforma Tributária nos estados, com atualização das normas, discussão dos temas em andamento e avaliação dos ajustes decorrentes das mudanças.
Os subgrupos dos Documentos Fiscais Eletrônicos (DFe) apresentaram as principais entregas voltadas à adaptação dos sistemas e processos fiscais para o novo modelo tributário, com foco na integração, padronização e modernização necessárias para a transição ao IBS e CBS.
Subsecretário da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, Ricardo Neves avaliou que a principal preocupação, neste momento, é a adaptação de todos os sistemas necessários para a Reforma Tributária. “O objetivo é chegar preparados para apresentar à sociedade e a um grupo de empresas o novo sistema de apuração e de arrecadação que está sendo construído, além dos demais módulos essenciais, em especial a parte de documentos eletrônicos, que foi o tema discutido hoje”.
Sobre o Encat
Coordenada pela Secretaria da Economia do Estado de Goiás, a 80º edição do ENCAT reúne representantes das Secretarias de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal. O encontro normalmente ocorre a cada três meses, em diferentes locais do país, e busca intercâmbio de experiências e soluções conjuntas para as administrações tributárias.
Foto: Denis Marlon
Secretaria da Economia – Governo de Goiás

















Veja aqui a galeria completa de fotos!


