Secretários de Estado apresentam potencialidades de Goiás a jornalistas chineses

Pedro Leonardo Rezende representou a Seapa e o setor agropecuário no evento realizado pela Brasil Central nesta quarta (10)

Jornalistas da comitiva chinesa que está em visita a Goiás solicitaram entrevista a fim de aprofundarem os conhecimentos sobre o estado (Foto: Ana Flávia Marinho/Seapa)

Ao lado de outros secretários do governo de Goiás, o titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, se encontrou com jornalistas chineses, nesta quarta-feira (10/7), durante café da manhã realizado pela Agência Brasil Central (ABC), em parceria com a Goiás Turismo. Os gestores estaduais foram entrevistados pela comitiva que está em visita a Goiás há quase duas semanas.

Os chineses conheceram de perto as potencialidades de Goiás, em municípios como Anápolis, Cristalina e Caldas Novas, para divulgação em seu país, e os jornalistas do grupo solicitaram a entrevista a fim de acrescentarem detalhes às suas reportagens. O presidente da ABC, Reginaldo Júnior, destacou a importância de receber os comunicadores da província chinesa de Hebei no sentido de divulgar, a nível mundial, as qualidades do estado de Goiás.

O secretário Pedro Leonardo Rezende ressaltou a satisfação em possibilitar e fortalecer, através dessa troca, a cooperação bilateral entre o estado de Goiás e a China. “Para nós, é motivo de grande alegria podermos apresentar as potencialidades do estado de Goiás, da área de produção agrícola, além de potencialidades turísticas e culturais”, acrescentou.

Rezende também lembrou que a China é o principal destino das exportações de Goiás, e apontou a importância da parceria comercial para a obtenção do resultado da balança comercial de Goiás, que superou a marca de 3,6 bilhões de dólares de superávit no período de janeiro a junho de 2024. “É importante destacar que aproximadamente 52% de toda a produção agrícola do estado de Goiás tem como destino principal a China”, detalhou.

Tanto no acumulado dos seis primeiros meses do ano quanto em junho, a China foi o principal destino das exportações goianas, representando 52,46% e 51,63% das parcerias no comércio exterior, respectivamente. No caso das importações, o país também é evidenciado como o maior parceiro comercial de Goiás, explicitando a condição recíproca estabelecida entre a China e o estado.

Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo