Seapa visita Centro da Enel que integrará plano contra incêndios no campo
Unidade se somará a uma série de ações propostas pela Secretaria junto a parceiros como Faeg e sindicatos rurais para minimizar impactos das quedas de fornecimento de energia na atividade rural
Representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) visitaram na terça-feira (20/04) as instalações do Centro de Operações da Enel, que deverá integrar as ações propostas pela Secretaria junto à empresa no Plano Estratégico de Prevenção e Combate a Incêndios no campo. A ideia é que o Centro possa atuar no monitoramento dos princípios de incêndios no Estado, ajudando Corpo de Bombeiros e brigadas de incêndios dos sindicatos rurais a combater a expansão de queimadas que venham a prejudicar a rede elétrica e a distribuição aos produtores rurais.
Conforme explica o superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social da Seapa, José Ricardo Caixeta Ramos, o Centro se soma ao plano construído pela Seapa junto aos parceiros, como Enel, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e sindicatos rurais para auxiliar na proteção à rede elétrica, tanto de baixa, média e alta tensão. "A partir desse monitoramento, tanto Corpo de Bombeiros quanto brigadas de incêndios poderão, por exemplo, atuar de maneira mais rápida impedindo a expansão dos focos de queimadas antes que eles possam trazer prejuízos no campo. É um auxílio a mais nesse plano que estamos desenvolvendo”, comenta.
O Plano que está sendo desenvolvido contém ações de curto, médio e longo prazos que vão ser promovidas a partir da mobilização de entidades rurais, como Seapa, Faeg e sindicatos rurais para sanar problemas relacionados às quedas de energia nas propriedades rurais do Estado. "Estamos trabalhando também, em conjunto à Enel e demais entidades, em uma campanha, a ser lançada em breve, para a prevenção de queimadas na zona rural. Essas ações buscam atuar sobretudo no período seco quando há maior incidência dessas queimadas que prejudicam diretamente o abastecimento de energia, além de trazer prejuízos ao campo", reforça o gerente de Infraestrutura Rural da Seapa, Alexandre Câmara Bernardes.
Também estiveram presentes na visita ao Centro de Operações da Enel, o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, e o diretor de Manutenção da Enel, André Costa.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás