Seapa, produtores rurais goianos e entidades do agro cobram melhorias da Enel
Reunião discutiu pontos que necessitam de avanços no serviço de energia, que apresenta inconstâncias e demora no religamento em casos de e reincidência
Nesta quinta-feira, 07 de novembro, dezenas de produtores rurais estiveram na sede da Enel Goiás para cobrar do presidente melhorias nas redes e no atendimento às unidades do campo. As alegações são referentes à demora na religação de energia em casos que quedas, falta de manutenção nas redes e dificuldade de comunicação com a concessionária.
O gerente de Infraestrutura Rural da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Alexandre Câmara Bernardes, participou da reunião para reforçar os pedidos já solicitados à concessionária, que se comprometeu a realizar o atendimento prioritário aos granjeiros integrados em casos de queda de energia. Outra dificuldade apontada foi com relação ao fracionamento da rede de energia, quando há divisão das terras. Muitas vezes, isso acontece em casos de venda de áreas, por exemplo, sendo que o terreno é fracionado, mas há dificuldade em realizar nova ligação de energia.
A reunião foi convocada pelo representante da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) no Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Goiás (Conceg), Félix Curado, após o aumento de reclamações sobre a prestação de serviços de energia na zona rural de Goiás.
O presidente da ENEL Goiás, José Luis Salas, reafirmou os compromissos já firmados e destacou que compreende a angústia dos produtores, mas que a empresa está fazendo os investimentos necessários e segue um plano de infraestrutura e redes em Goiás. “A rede hoje não é estável porque não foram realizados investimentos e manutenções desde o seu nascimento.” De acordo com Salas, os três pilares para o bom funcionamento da rede são flexibilidade, estabilidade e acompanhamento ao crescimento da demanda.
Já Humberto Correa, responsável pelas relações institucionais da Enel, relembrou que a Celg, antiga concessionária, passava por momentos de falta de recursos, o que gerou desgastes que vem sendo percebidos até hoje.
No plano, a previsão é de aumentar as bases de atendimento ativas de 8 para 14 em todo o Estado e ampliar o número de equipes de 128 para 201 até o ano que vem – um aumento de 166% no número de bases, desde o início do plano, e 50% a mais no número de equipes. A curto prazo, a partir de dezembro, aproximadamente, a empresa prevê que 70 novas equipes de trabalho já estarão aptas a atuar.
Período chuvoso
A preocupação de todos os produtores é com relação ao atendimento prejudicado antes mesmo do início do período chuvoso. Com o aumento no volume de chuvas, a tendência é piorar ainda mais o fornecimento de energia elétrica, comprometendo as criações de animais, irrigação e resfriamento de produtos, entre outras necessidades do campo.
Para as demandas futuras, seguindo o plano estratégico, a Enel revela que está realizando treinamento de equipes para atender à carência de mão de obra qualificada no Estado de Goiás. Além disso, deverá haver uma ação específica de atendimento prioritário, que inclui, além dos produtores rurais, hospitais e outros segmentos, por exemplo.
Estão sendo desenvolvidos, ainda, centros de treinamento e monitoramento, com o objetivo de organizar o atendimento, resolver o problema e verificar a causa. As equipes serão capazes de identificar se os problemas são grandes ou pequenos e, assim, poderão atuar com maior eficiência no atendimento.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767