Seapa participa do lançamento do Programa Emancipar voltado à agricultura familiar
Iniciativa foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a partir de projeto do deputado Zé Carapô. Programa prevê linhas de financiamento do Banco do Povo para gestão dos negócios familiares
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, participou nesta quarta-feira, 4 de setembro, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), para a apresentação do Emancipar. O programa é destinado a famílias detentoras de empreendimentos familiares da agricultura familiar e economia solidária de Goiás com o objetivo de garantir a geração de trabalho e renda em Goiás.
A audiência foi conduzida pelo deputado Estadual e presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, Zé Carapô (autor do projeto de lei aprovado na Assembleia que institui o Programa Emancipar), e contou, além do secretário Antônio Carlos, com a presença do presidente da Emater, Pedro Leonardo de Paula Rezende; representante da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e subsecretário de Fomento e Competitividade, César Augusto Moura; superintendente do Banco do Povo Goiás Empreendedor, Maks Wilson Louzada; superintendente Estadual da Conab, Luís Carlos do Nascimento; e representante da Ceasa e chefe de Gabinete, Tião Eloi.
O programa Emancipar estabelece um conjunto de ações que visa dar apoio assistido aos agricultores familiares, abrangendo toda cadeia produtiva por meio da concessão de linhas de crédito de produção, do acompanhamento familiar, da comercialização e do controle social, com a finalidade de promover a independência financeira do produtor rural, resgatando seus direitos e elevando-os ao patamar de auto sustentação, gerando desenvolvimento profissional e humano.
O secretário Antônio Carlos elogiou a iniciativa como instrumento de economia solidária e confirmou o apoio da Seapa para o desenvolvimento do Programa no Estado. "Essa é uma grande ação que promove desenvolvimento no setor agropecuário em Goiás. No que depender do Estado, da Seapa e as jurisdicionadas Emater, Agrodefesa e Ceasa-GO, tem todas as condições para ter continuidade e, sem dúvida, alavancar o desenvolvimento da economia do Estado de Goiás”, concluiu.
O deputado Zé Carapô afirmou que o objetivo do projeto é garantir a geração de trabalho e renda em Goiás. "Iremos consolidar a perspectiva de um estado emancipador, através das integrações dos órgãos governamentais com o produtor rural, criando empreendimentos familiares que gerarão desenvolvimento para o município", explicou. "O Emancipar visa lincar o produtor familiar, desde o momento, da aquisição de um crédito, da produção, do acompanhamento técnico domiciliar, até o momento da vinda desses produtos para os consumidores. Estruturando toda essa cadeia para que ao final, nós consigamos, estruturar juntos a agricultura familiar do Estado."
O programa terá financiamento do Banco do Povo do Estado de Goiás e disponibilizará ao pequeno agricultor a concessão da linha de crédito para o desenvolvimento familiar produtivo, negocial, gerencial e administrativo, na autonomia e independência financeira das famílias empreendedoras da Agricultura Familiar.
Feira da Agricultura Familiar
Além da audiência, foi realizada a abertura da feira da agricultura familiar no hall da Alego, onde vários agricultores tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos para os servidores da Casa. Entre as mais de 30 bancas, estavam sendo vendidos produtos como temperos, ovos caipiras e mel, entre outros. Um estande da Emater também foi estruturado no hall da Casa Legislativa, apresentando a instituição para as pessoas que passassem pelo local. Também foram distribuídas 250 mudas de mangabeira, árvore frutífera de porte médio, comumente encontrada em fisionomias do Cerrado.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com informações da Ceasa-GO e da Alego.
Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767
Foto: Carlos Costa.