Seapa e Codevasf se reúnem com produtores do Projeto de Irrigação de Luiz Alves

Entidades deverão trabalhar em conjunto para retomada do projeto de irrigação no município e desenvolvimento das bacias dos rios Araguaia e Tocantins

Representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) estiveram reunidos na última quarta-feira, 25 de setembro, com produtores do Projeto de Irrigação de Luiz Alves (desenvolvido com financiamento da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste – Sudeco, parceira no empreendimento), do município de São Miguel do Araguaia, no Noroeste goiano, para a abertura da 2ª safra e discussão com produtores locais sobre questões relacionadas ao projeto, além da retomada e conclusão das obras da segunda etapa. A iniciativa faz parte das ações do Governo de Goiás, por meio da Seapa, no desenvolvimento de uma política robusta de irrigação no Estado, que deverá ganhar reforço da Codevasf, cuja legislação aponta para ações na bacia dos rios Araguaia e Tocantins.

Participaram da reunião pela Seapa o secretário Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o chefe de gabinete, Armando Leite Rollemberg Neto, o superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social, José Ricardo Caixeta Ramos, e o gerente de Agricultura Irrigada, Ezequiel de Oliveira Teixeira. Pela Codevasf estiveram presentes o diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Sérgio Luiz Soares de Souza Costa, o gerente de Implantação de Obras, Frederico Araújo Rodrigues, e a assessora técnica, Kênia Marcelino. Também participaram a prefeita de São Miguel do Araguaia, Azaíde Borges, lideranças locais e produtores ligados ao Projeto de Irrigação de Luiz Alves desenvolvido pela Seapa.

A visita buscou mostrar aos representantes da Codevasf as ações de agricultura irrigada já em curso na região, visando a futura cooperação que será oficializada entre as entidades para o apoio da Companhia aos 136 municípios goianos sob sua área de abrangência. Por meio da Lei Federal nº 13.507/2017, a Codevasf ampliou sua área de atuação e incluiu os vales dos rios Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu e Pericumã.

De acordo com o secretário Antônio Carlos, a aproximação entre a Seapa e a Codevasf busca aproveitar a expertise da Companhia e suas ações para melhorar os projetos já existentes e criar novos projetos de agricultura irrigada, desenvolvendo a bacia Araguaia-Tocantins e atuando diretamente na melhoria do bem-estar social dos municípios da região pelo acesso às tecnologias para a distribuição de água entre pequenos, médios e grandes produtores. “A região possui clima favorável e solo fértil, mas a água disponível não chega a todos. O que o Governo de Goiás quer fazer, por meio desse acordo, é dar acesso às tecnologias para ampliar o fornecimento de água a médios e grandes produtores e, sobretudo, fazer essa água chegar ao pequeno agricultor e ao agricultor familiar”, declara o secretário Antônio Carlos. 

Na próxima semana, o Governo de Goiás, por meio da Seapa, deve oficializar a estruturação do acordo de cooperação que deverá ser assinado em breve e inclui, entre outras coisas, a revitalização da bacia, melhoria da oferta de água, desenvolvimento da agricultura irrigada e de Arranjos Produtivos Locais ligados a esses projetos. O acordo prevê investimentos, sobretudo, na produção de arroz irrigado e fruticultura. Também está previsto a criação de um escritório regional da Codevasf dentro da estrutura da Secretaria, em Goiânia.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo