Seapa, Agrodefesa, Mapa e Faeg avançam na proposta de ações para fortalecimento da sanidade de equídeos
Em reunião por videoconferência, Grupo de Trabalho apresentou propostas para estudos científicos, criação de Radiografia da Equideocultura no Estado e campanha educativa voltada à sanidade desses animais. "É um alinhamento de ações estratégicas, entre o Governo de Goiás e seus parceiros, que vai contribuir para aumentar a segurança do rebanho equídeo no Estado e beneficiar os criadores goianos", destaca Antônio Carlos, titular da Seapa.
Representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – órgãos do Governo de Goiás -, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Comissão de Equideocultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) estiveram reunidos nesta sexta-feira, 11 de setembro, para avançar na proposta de ampliar estudos voltados à sanidade equídea no Estado, bem como na formulação de um Plano de Ação voltado à sanidade de equídeos no Estado de Goiás. Por meio de videoconferência, o Grupo de Trabalho para Ações em Sanidade Equídea em Goiás tratou de temas relativos à pesquisa científica ligadas à área, envolvendo a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade de São Paulo (USP), a construção de uma Radiografia da Equideocultura Goiana e, ainda, uma campanha educativa a ser realizada junto aos criadores desses animais.
Entre os objetivos está o alinhamento de ações estratégicas com foco em sanidade do rebanho de equídeos do Estado de Goiás. A reunião tratou da construção de um diagnóstico da realidade dos equídeos no Estado, que possibilitará a adoção de políticas públicas voltadas à saúde e sanidade desses animais, bem como conscientizar produtores das diferentes regiões do Estado da importância dos cuidados relacionados a prevenção, monitoramento e controle de doenças dos equídeos. Entre os focos da campanha estão questões relacionadas ao Mormo e Anemia Infecciosa Equina (AIE).
Participaram, pela Seapa, o secretário Antônio Carlos de Sousa Lima Neto, os superintendentes José Ricardo Caixeta e Donalvam Maia, o chefe de gabinete, Renato Faria, e a assessora técnica Carolina Berteli. Pela Agrodefesa, participaram o diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho, o gerente de Sanidade Animal, Antônio do Amaral Leal, e o coordenador do Programa Estadual de Sanidade de Equídeos, Bruno Rodrigues de Pádua. A Faeg foi representada por Ana Amélia Avelar Ferreira Paulino, Carla Macedo Amorim e João Francisco de Oliveira Godoi e o Ministério da Agricultura (DDA SFA/GO) representado pelo auditor fiscal Cleverson Santos Acypreste.
O secretário Antônio Carlos enfatizou a importância da construção dessas ações entre as diversas entidades ligadas à criação de equídeos no Estado. "A equideocultura é uma atividade tradicional e amplamente difundida, tendo grande relevância no agronegócio goiano. As atividades do GT promovem um alinhamento de ações estratégicas, entre o Governo de Goiás e seus parceiros, que vai contribuir para aumentar a segurança do rebanho equídeo no Estado e beneficiar os criadores goianos", sinalizou.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás