Representantes Governo de Goiás e da Rumo S.A se reúnem para discutir o cronograma de operações da Ferrovia Norte-Sul 


Projeto prevê funcionamento completo dos 120 vagões em 2021

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, participou nesta quinta-feira, 21 de novembro, de reunião no Palácio Pedro Ludovico Teixeira para alinhamento sobre o status da construção e operação da Ferrovia Norte-Sul. Anfitriões do encontro, o vice-governador, Lincoln Tejota, e o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais, receberam representantes da Rumo S.A., maior operadora de ferrovias do Brasil, para que apresentassem o detalhamento do cronograma de operação da Ferrovia, que em Goiás parte de Anápolis e segue até Porangatu.

O vice-governador destacou que a obra trará oportunidades significativas para Goiás. “Estamos no centro do País, uma posição geográfica privilegiada”, comentou Tejota. A expectativa é que, quando em pleno funcionamento, o meio de transporte favoreça o escoamento da produção goiana e desenvolva a malha logística do Brasil.

A Rumo já esteve na sede da Seapa, durante reunião da Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos, em agosto deste ano. Na oportunidade, o ‘conselho consultivo do agro’ discutiu os impactos da Ferrovia no agronegócio em Goiás. 

Concessão
A operacionalização da Ferrovia Norte-Sul já é esperada pelos brasileiros há 33 anos. A Rumo ganhou o leilão para concessão de trecho da Ferrovia Norte-Sul, que tem 95% das obras concluídas. Pelas regras contratuais, a concessionária tem dois anos para finalizar as intervenções e iniciar as operações em 2021 no trecho entre Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

O trecho concedido à Rumo situa-se entre Porto Nacional/TO e Estrela D’Oeste/SP (1.537 km) e está dividido em dois tramos: central, compreendido entre Porto Nacional/TO e Anápolis/GO, com extensão de 855 km; e sul, abrangendo o trecho Ouro Verde de Goiás/GO e Estrela D’Oeste/SP, com extensão de 682 km. O projeto deve entrar em operação em 2021, com 120 vagões. A trama central, que liga Porto Nacional (TO) a Anápolis (GO) já está finalizada.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo