Representantes do setor agropecuário discutem iniciativas em tecnologia e inovação

Pssoas na Reunião da Câmara Temática 'O Agro é de Todos', com abertura do secretário de agricultura.

Debates foram propostos pelo Governo de Goiás, por meio da Seapa, junto aos representantes da Câmara Temática 'O Agro é de Todos'

Com foco em discussões ligadas à tecnologia e à inovação no campo, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realizou na tarde desta sexta-feira, 14 de fevereiro, a primeira reunião de 2020 da Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos. Representantes de mais de 40 entidades ligadas ao setor agropecuário, que integram o 'conselho consultivo do agro', participaram desta edição, que foi realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em Goiânia.

Ao abrir o evento, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destacou a orientação do governador Ronaldo Caiado em levar iniciativas tecnológicas para o campo, fato que tem sido trabalhado pela Seapa e suas jurisdicionadas. "Temos exemplos como os aplicativos da Emater, Ceasa e Agrodefesa, que trazem soluções para os produtores e capacidade de expansão da produtividade. Por outro lado, temos outras pastas como a Sedi e a Goiás Telecom que estão trabalhando na parte de infraestrutura. Isso tudo é feito pensando no produtor, na ponta", destacou.

Também presente ao evento, o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima pontuou o investimento do Governo de Goiás em três tecnologias que estão revolucionando a sociedade: Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial. "Para tudo isso funcionar, precisamos de uma camada de infraestrutura que é a conectividade. E para atender a isso, o Estado tem o papel de articulador para construir parcerias e fazer isso chegar no interior", afirmou.

O presidente da Goiás Telecom, Hipólito Prado dos Santos, ressaltou que o Governo de Goiás tem trabalhado para a manutenção da rede de fibra ótica existente e para expansão da mesma. "Queremos nos tornar uma das maiores malhas de fibra ótica do Brasil e isso vai promover uma série de melhorias na conectividade no campo", disse.

Empresas
Também foram discutidas as demandas tecnológicas e de inovação para o agronegócio goiano e novas tecnologias, com a presença de representantes de empresa de máquinas agrícolas e tecnologia. Foram apresentados, ainda, cases de duas empresas, além de uma sessão de pitch com 10 jovens empreendedores de startups do CampoLab, hub de inovação do Sistema Faeg Senar.

Sobre a Câmara Temática “O Agro é de Todos”
A Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos foi criada no dia 29 de março de 2019, na sede da Seapa. A proposta da Câmara, que atua como um ‘conselho consultivo do agro’, é aglutinar todos que integram o setor produtivo rural no Estado, por meio de um grupo de trabalho, para elaborar pautas positivas e propositivas do segmento, avaliação das principais diretrizes que norteiam o desenvolvimento agropecuário no Estado e no fortalecimento do setor em Goiás. Entre os assuntos já abordados em outras reuniões, realizadas em 2019, estão certificação da carne bovina goiana, Ferrovia Norte-Sul, Plano Plurianual (PPA) da Seapa, internet no campo, logística, entre outros.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8925
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo