Região de Piancó recebe apoio técnico da Seapa

Nesta sexta-feira, 29 de novembro, o gerente de Infraestrutura Rural da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Alexandre Câmara Bernardes, visitou a região de Pincó, próximo a Anápolis, para conhecer a realidade dos produtores rurais locais e analisar a situação diante da crise hídrica do município. Participaram da visita também os assessores da Seapa, Andréia da Silva Souza e Emanuel Pinheiro de Faria, representantes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e a advogada Sara Romero, representante da Associação de Produtores de Piancó.

Ao todo, a região possui 185 produtores inseridos na futura Área de Preservação Ambiental (APA). Para a definição da APA, será realizado um Plano de Manejo, contendo o diagnóstico e o estudo de viabilidade, o que impactará diretamente esses produtores. O Plano vai contemplar ainda as práticas de produção, manejo e conservação do solo e água. “A Seapa acompanhará o estudo para garantir a proteção desses produtores, certificando-se de que isso não atinja o ótimo produtivo e sustentável – tarefa difícil de ser mensurada”, comenta Alexandre Bernardes.

O Ribeirão Piancó é o único que abastece a cidade de Anápolis, município com mais de 300 mil habitantes. Prezando por sua preservação, a Seapa irá acompanhar, monitorar e orientar quanto ao estudo técnico do Plano de Manejo para que os produtores locais instalados na região não sejam prejudicados e o rio seja protegido.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo