Programa goiano de bioinsumos é tema de palestra na Expointer 2023, em Esteio (RS)
Superintendente da Seapa detalhou objetivos e resultados da iniciativa em seminário promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária dentro da programação da feira
O superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Sustentável da Seapa, João Asmar Júnior, representou a pasta na Expointer 2023, em Esteio (RS). Ele falou sobre o Programa Estadual de Bioinsumos no Seminário "Transição para agricultura mais sustentável: a contribuição dos bioinsumos". Asmar lembrou que o programa goiano foi o primeiro em nível estadual no País e destacou os "resultados fantásticos e de muita representatividade" alcançados pela iniciativa.
O gestor detalhou os motivos que levaram o Governo de Goiás a estimular a pesquisa, a produção e a utilização de biológicos, como a redução do custo de produção, o menor risco à saúde humana e a diminuição da dependência de insumos químicos importados. "Goiás é um Estado com características excelentes para o desenvolvimento de bioinsumos. Já temos grandes fábricas instaladas lá. Estamos fazendo parcerias com empresas e instituições de ensino, e a meta é tornar o Estado o maior ecossistema de inovação em bioinsumos do Brasil", afirmou.
O Seminário "Transição para agricultura mais sustentável: a contribuição dos bioinsumos" foi promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária dentro da programação da Expointer 2023. Iniciada no sábado (26/8), a programação da feira segue até o próximo domingo (3/9), no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. A Expointer é considerada a maior exposição agropecuária a céu aberto da América Latina.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás