Possibilidade de ampliação da parceria Goiás-China é citada no primeiro dia de agenda do embaixador chinês em Goiânia

Em evento com gestores públicos, parlamentares, representantes de entidades, produtores rurais e empresários, Zhu Qingqiao fala em “novas e brilhantes oportunidades à frente”. Nesta quarta-feira (16/8), delegação chinesa tem encontro com o governador Ronaldo Caiado

O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, desembarcou nesta terça-feira (15/8) em Goiânia e foi recebido na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) para a primeira atividade de uma inédita agenda de três dias no Estado (saiba mais abaixo). Ao lado do presidente da entidade, José Mário Schreiner, e do vice-governador Daniel Vilela, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, deu as boas-vindas à delegação chinesa. Gestores públicos, parlamentares, representantes de entidades, produtores rurais e empresários participaram da recepção.

Durante o evento, os visitantes receberam informações sobre oportunidades de cooperação nas áreas de produção sustentável, energia e infraestrutura. Em entrevista à imprensa, o vice-governador do Estado, Daniel Vilela, avaliou o momento como “muito especial para Goiás”. “Podemos potencializar esta que já é a principal parceria comercial do nosso Estado”, afirmou ele, ressaltando a simpatia, a presteza e a gentileza que o embaixador Zhu Qingqiao tem dedicado a Goiás.

O titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, destacou a relevância da participação da China nas exportações goianas — em 2022, o gigante asiático respondeu por 53% do faturamento estadual com exportações de produtos do agro. “Esta visita é uma grande honra para nós. A China é o nosso maior parceiro comercial e, além de estreitarmos os laços econômicos, podemos compartilhar experiências em processos que são desafiadores para Goiás, como a erradicação da pobreza”, acrescentou o gestor.

Presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner lembrou que a agricultura brasileira se desenvolveu muito nos últimos, mas que “ainda tem muito a se desenvolver”. “Este é um dia histórico. Com esta visita, nossa parceria tem muito a avançar”, declarou ele, que também é vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae-GO).

Em nome da delegação chinesa, o embaixador Zhu Qingqiao agradeceu pela recepção “dos amigos goianos” e colocou a Embaixada da China “à disposição para trabalharmos por uma maior parceria entre os dois lados”. Ele mencionou que esteve em Goiânia há 10 anos e que percebeu as mudanças na cidade. “Maior população, mais carros e melhores habitações, importantes provas do crescimento econômico do Estado”, ressaltou. O embaixador considerou a visita uma chance para conhecer de forma abrangente o desenvolvimento de Goiás e mostrar como podemos aprofundar a parceria”. “Temos pela frente novas e brilhantes oportunidades. Certamente vamos conseguir expandir e aprofundar nossa parceria, especialmente no comércio de agronegócio e investimentos”, disse Zhu Qingqiao. Ele também demonstrou confiança na ampliação da cooperação entre Goiás e China, abrangendo áreas como economia verde, ciência, tecnologia, inovação e social.

Ainda nesta terça-feira (15/8), após a recepção na Faeg, o grupo se dirigiu à sede da Federação da Indústria do Estado de Goiás (Fieg) para participar do Seminário de Oportunidades China-Goiás. O primeiro vice-presidente da entidade, André Rocha, se mostrou feliz em poder retribuir a boa receptividade que a delegação goiana teve em junho na China. “Goiás é uma terra de oportunidades, seja para exportar produtos para o mundo ou para receber produtos”, discursou ele, sublinhando a importância de parcerias que agreguem valor à indústria, ao agro, ao comércio e aos serviços goianos.

Programação
Na quarta-feira (16/8), a programação começará às 8h30 com café da manhã no Palácio das Esmeraldas. O embaixador Zhu Qingqiao e assessores serão recebidos pelo governador Ronaldo Caiado. O vice-governador Daniel Vilela e o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, participarão do encontro. Às 9h45, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, haverá uma reunião conjunta entre a delegação chinesa, o governador e todos os secretários estaduais.

Inhumas será o destino da comitiva na quinta-feira (17/8). Às 8h30, o grupo desembarca no frigorífico de bovinos Beauvallet Goiás Alimentos para conhecer toda a linha de produção da unidade, do abate à industrialização, além da história da empresa. Às 15 horas, já de volta a Goiânia, haverá um encontro com empresários e representantes de entidades do comércio, serviços e turismo. O evento será realizado na sede da Fecomércio.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo