PIB Agropecuário cresce 1,9% no primeiro trimestre deste ano
Dados foram divulgados pelo IBGE e fazem comparação ao mesmo período de 2019. Em relação ao quarto trimestre do ano passado, o crescimento foi de 0,6%.
Mesmo com as dificuldades impostas ao setor econômico pelo período de isolamento social, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o setor agropecuário brasileiro registrou crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2020. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira, 29 de maio, apontam que o PIB da agropecuária cresceu 1,9% no primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, e 0,6% em comparação ao quarto trimestre de 2019.
O setor foi o único das atividades econômicas brasileiras a crescer no período analisado e, conforme o boletim divulgado pelo IBGE, "o crescimento se deve pelo bom desempenho de alguns produtos da lavoura com safra relevante no primeiro trimestre, como a soja, e pela produtividade, visível na estimativa de variação da quantidade produzida vis-à-vis a área plantada".
Apesar das estatísticas apresentadas serem apenas em nível nacional, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destaca a contribuição de Goiás nesse cenário. "O Estado, com certeza, contribuiu com esse resultado positivo do Brasil porque é um dos grandes produtores nacionais e estamos com ótimos resultados de safra. O setor cresceu sua produção de grãos e obteve ganhos de produtividade, o que beneficiou a cadeia produtiva do setor agropecuário. Apesar da pandemia, o setor agropecuário em Goiás não parou, porque o Governo de Goiás entende a necessidade e continuidade do abastecimento de alimentos para o mundo", considerou.
Com 27,1 milhões de toneladas de grãos, área cultivada superior a seis milhões de hectares e produtividade de 4.511 quilos por hectare na safra 2019/2020, Goiás passou a ser o terceiro maior produtor de grãos do Brasil, segundo o 8º Levantamento da Safra 2019/2020 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado no início do mês. De acordo com os dados, houve crescimento de 10% na estimativa de produção goiana, de 6,1% na área de cultivo e de 3,7% em produtividade em relação à safra anterior, com Goiás, agora, representando 10,8% da produção nacional de grãos – atrás apenas do Mato Grosso e Paraná.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8925
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767