Oficina técnica promovida pela Seapa debate sustentabilidade no campo

Revitalização de pastagens degradadas foi tema de atividade realizada em parceria com a Emater

Iniciativa busca explorar práticas que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a economia rural (Foto: Emater/Divulgação)

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Emater Goiás, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), promoveram, nessa quinta-feira (22/8), uma oficina técnica sobre as Ações de Recuperação e Conversão de Pastagens Degradadas em Goiás.

Por meio da apresentação e análise do mapeamento das áreas de pastagens degradadas, e da avaliação do diagnóstico de aptidão agrícola das mesmas, a atividade buscou debater estratégias de revitalização, explorando, por exemplo, o potencial de sistemas agropecuários sustentáveis.

“Nosso objetivo é fortalecer práticas agrícolas que promovam a recuperação ambiental e o aumento da produtividade de forma sustentável no estado, promovendo a preservação ambiental e o manejo responsável dos recursos naturais”, explica o superintendente de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Sustentável da Seapa, João Asmar Júnior.

Conforme ressalta a gerente de Sustentabilidade Agropecuária, Stella Menezes, a revitalização de pastagens degradadas busca reverter danos ambientais e promover um maior equilíbrio ecológico. “A conversão é essencial tanto para a recuperação da produtividade dessas áreas, quanto para a restauração da biodiversidade e a saúde do solo”.

Nesse sentido, as pautas da oficina se relacionam diretamente com as diretrizes do Plano ABC+ para Goiás, iniciativa que prevê a implementação de tecnologias que mitiguem e sequestrem carbono atmosférico, e que incrementem a sustentabilidade e a diversidade de produção na zona rural.

ILPF

Outra alternativa que promove sustentabilidade no campo é a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), uma estratégia de produção que utiliza diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área, com o objetivo de otimizar o uso da terra, elevando a produtividade de uma área de maneira ambientalmente correta.

Na última semana, a Seapa e a Rede ILPF realizaram um treinamento para técnicos da Emater, orientando a respeito do suporte a produtores que já utilizam ou têm interesse em implementar sistemas de integração em suas propriedades.

Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo