Na Tecnoshow, Caiado reforça prioridade ao agro
Na cerimônia de abertura da feira, que teve início nesta segunda-feira (27/03) em Rio Verde, o governador destacou ações do Estado que garantem produtividade ao setor. Estande do Governo de Goiás leva diversos serviços para o evento
Com o objetivo de reforçar a parceria do Governo de Goiás com o setor agropecuário do estado, o governador Ronaldo Caiado participou, na manhã desta segunda-feira (27/03), da abertura da 20ª edição da Tecnoshow Comigo, realizada em Rio Verde, no Sudoeste Goiano. Em seu discurso, Caiado anunciou que o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) vai autorizar empréstimos para a agroindústria com o mesmo patamar de juros do setor rural. E destacou ainda as ações da gestão estadual para dar estrutura aos produtores rurais “da porteira para fora”, garantindo que o agro goiano se mantenha competitivo no cenário nacional.
“Há 20 anos, Goiás produzia 11 milhões de toneladas de grãos. Hoje tem previsão de mais de 30 milhões de toneladas. Isso mostra nossa capacidade de expandir fronteiras”, ressaltou o governador Ronaldo Caiado. Ao mencionar as dificuldades com distribuição de energia, o maior gargalo vivido hoje pelos produtores rurais goianos, Caiado mostrou que tem trabalhado para defender o setor em diversas frentes, como na luta para que a empresa cumprisse o contrato ou deixasse o estado, e ainda na segurança pública, combatendo a criminalidade que em governos anteriores assombrava a zona rural.
“Estamos dando condição para que o Estado avance, e a agricultura tem uma característica ímpar: deixa renda em cada município onde tem um produtor, melhora a atividade econômica e a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Caiado.
A cerimônia de abertura da feira contou com a presença de todos os órgãos e unidades do Estado ligados ao agro, além de parlamentares e da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado. Também acompanhando Caiado, o vice-governador Daniel Vilela ressaltou o esforço para fortalecer a infraestrutura estadual e beneficiar o setor agropecuário.
“O governador Ronaldo Caiado enfrentou dificuldades, mas estabeleceu uma condição fiscal mais adequada no estado e vive, desde o ano passado, um momento de investimento. Fará com que Goiás, muito em breve, recupere esse tempo perdido e esteja à altura de competir na infraestrutura com outros estados”, destacou Daniel Vilela.
Reuniões
À tarde, o estande do Governo de Goiás sediou a primeira reunião do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), colegiado responsável pela definição e monitoramento das obras que serão executadas com os recursos do fundo.
Em Rio Verde, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, fez um balanço positivo do primeiro dia de programação da Tecnoshow. "Tivemos reuniões importantes. Além do primeiro encontro do Conselho Gestor do Fundeinfra, recebemos prefeitos e ouvimos suas demandas. Apresentamos nossos projetos e orientamos como levar ações para os municípios", relatou.
Nesta segunda-feira, a Seapa recebeu representantes de dez municípios: Itumbiara, Caçu, Porteirão, Joviânia, Portelândia, Doverlândia, Santo Antônio de Goiás, Edealina, Aporé e Rio Verde. Ao lado da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), recebeu também representantes de 16 embaixadas: Irlanda, Suíça, Nigéria, Trinidad e Tobago, Coréia do Sul, Iran, Alemanha, Cabo Verde, Azerbaijão, Cuba, Turquia, Botsuana, Hungria, Indonésia, Singapura e Quênia.
As reuniões ocorreram no Estande do Governo de Goiás e da Prefeitura de Rio Verde, que é parceira de todas as ações. Para esta terça-feira (28/3) estão previstas novas audiências com gestores municipais, bem como palestras sobre programas estaduais e crédito rural.
Programação
De acordo com decreto assinado por Caiado, Rio Verde é a capital simbólica do estado durante a realização da Tecnoshow Comigo. O Governo de Goiás está presente no evento, que continua até sexta-feira (31/03), com promoção de palestras, atendimento direto ao produtor e oferta de serviços em linhas de crédito, assistência técnica, entre outros. As atividades estão sendo realizadas no estande montado em conjunto com a Prefeitura de Rio Verde.
A expectativa da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) – organizadora do evento – é receber mais de 130 mil visitantes. Na edição passada, o volume de negócios gerados ultrapassou R$ 10,6 bilhões.
“O produtor acreditou, investiu e vai continuar investindo em conhecimento. E é isso que a cooperativa prega”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Comigo, Antônio Chavaglia. “Ao todo, R$ 100 milhões estão sendo injetados na economia de Rio Verde nesses 30 dias, especialmente nos cinco da feira”, ressaltou o prefeito do município, Paulo do Vale.
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás