Na CBN Goiânia, secretário fala sobre a campanha de vacinação contra a febre aftosa em Goiás

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, concedeu entrevista nesta segunda-feira, 29 de abril, para a CBN Goiânia e falou sobre a campanha de vacinação contra a febre aftosa, que será realizada de 1º a 31 de maio. A previsão é que 22,6 milhões de animais (bovinos e bubalinos) de todas as idades sejam vacinados em Goiás. A novidade é que será utilizada a vacina bivalente (ao invés de trivalente), considerando-se apenas os vírus tipo A e O. Também será reduzido o volume a ser aplicado, que passa de 5 ml para 2 ml, conforme prevê o artigo 3º da Portaria nº 103/2019. A comercialização de vacinas fica autorizada em todo o território goiano no período de 30 de abril a 31 de maio deste ano.

Outra novidade destacada na entrevista é em relação à previsão de tornar Goiás zona livre da febre aftosa sem a necessidade de vacinação. O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) 2017-2026, que prevê, entre várias medidas, a zona livre sem vacinação. Entre os benefícios está a possibilidade de alcançar novos mercados para a pecuária brasileira e goiana. O Estado de Goiás está adotando estratégias para a retirada da vacinação em 2021. Para orientar sobre o assunto, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realizará no dia 11 de maio, na Fazenda Mundango, em Alexânia (GO), o evento “Goiás livre da febre aftosa: contagem regressiva para a retirada da vacinação”. 

O objetivo do encontro é discutir as medidas para tornar o país, especialmente Goiás, livre de febre aftosa sem vacinação, de forma gradativa e com reconhecimento internacional. A estimativa é que mais de 200 pessoas participem do evento, entre produtores e autoridades, assim como embaixadores de países que possuem relação comercial com o Brasil. 

Confira a entrevista no LINK.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
Fernando Dantas – (62) 3201-8909
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo