IMB aponta crescimento do PIB goiano acima do brasileiro, com destaque para o setor agropecuário
Enquanto o Brasil registrou crescimento do PIB de 1,0% no 2º trimestre do ano, Goiás no mesmo período teve aumento de 2,4%. Agropecuária goiana cresceu 6,1%, enquanto a brasileira aumentou apenas 0,4%
Estudo divulgado pelo Instituto Mauro Borges (IMB) da Secretaria da Economia, sobre as estimativas do Produto Interno Bruto (PIB) goiano para o 2º trimestre e o acumulado no ano de 2019, aponta boa performance em comparação com os mesmos períodos do ano anterior, sobretudo no setor agropecuário. A estimativa do PIB goiano para o segundo trimestre de 2019 é de crescimento de 2,4%, sendo crescimento de 6,1% da agropecuária, 2,0% da indústria e 1,7% dos serviços.
Em comparação ao registro do PIB registrado no País, Goiás também aponta perspectivas mais positivas. O Brasil registrou uma taxa para o mesmo trimestre de 1,0%, sendo 0,4% para a agropecuária, 0,3% para a indústria e 1,2% para os serviços. No resultado acumulado no ano, a taxa estimada para Goiás é de 2,1% e para o Brasil 0,7%.
De acordo com o estudo do IMB, o resultado da agropecuária se deve, principalmente, pela produção da lavoura temporária, que teve o milho como principal destaque no crescimento. Dada a sazonalidade deste produto, seu resultado tem grande impacto no segundo trimestre do ano, período que esta lavoura apresenta grande atividade. Além do milho, a cana-de-açúcar também foi relevante no resultado no período analisado.
O estudo aponta, ainda, que as estimativas referentes à produção agrícola, obtidas no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), apontam crescimento no volume de produção de importantes culturas do estado na comparação com o ano anterior, principalmente, o milho, a cana de açúcar e o sorgo. A queda na produção da soja ocorreu devido ao período de estiagem ocorrido no mês de dezembro, prejudicando a produtividade da lavoura.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767
Foto: Tony Oliveira / Sistema CNA.