Governo do Estado participa da 56ª Exposição Agropecuária de Goiânia

Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade de abertura e destacou importância do setor para a economia de Goiás

A 56ª Exposição Agropecuária de Goiânia foi aberta oficialmente na última segunda-feira, 7 de outubro, no Parque de Exposições Agropecuárias, do setor Nova Vila. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, representou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, durante a solenidade, que teve ainda a presença do prefeito da capital, Iris Rezende, do presidente de SGPA, Tasso Jaime, além de autoridades políticas, representantes de entidades ligadas ao agro, produtores rurais, estudantes e imprensa.

Em seu discurso, o secretário Antônio Carlos enfatizou as conquistas alcançadas pelo setor agropecuário em Goiás, que hoje figura como o Estado com o segundo maior rebanho de bovinos – cerca de 22 milhões de cabeças. Ele destacou a importância das ações realizadas em conjunto pelas entidades representativas do agro e pelo governo de Goiás para que fosse alcançado esse patamar. “Aqui, hoje, temos exemplos de como o desenvolvimento da tecnologia, do melhoramento genético e de sistemas de produção e criação podem fazer a diferença, trazendo resultados importantes que merecem ser celebrados. Além da produção, temos um setor frigorífico com uma força muito grande, que se desenvolve e propulsiona os mercados interno e externo, melhorando a economia e a geração de renda no Estado”, avaliou.

O secretário destacou, ainda, a orientação do governador Ronaldo Caiado para que o governo dê a atenção necessária para o desenvolvimento do setor agropecuário. Lembrou também da forte articulação do governo federal, por meio do trabalho da ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que tem se empenhado na abertura de mercados que, segundo ele, dão oportunidade para ações direcionadas nos Estados, crescendo a economia do País como um todo.

Sobre a Exposição
A 56ª Exposição Agropecuária de Goiânia será realizada de 06 a 13 de outubro com o tema “Produtividade que alimenta a economia”. O evento é realizado pela Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ) e Associação Goiana de Criadores do Nelore (AGN). A programação inclui a realização da 9ª Goiás Genética e a 14ª Exposição Internacional de Nelore (Expoinel), além da exposição de animais para julgamentos e leilões. Serão expostos cerca de 700 animais, incluindo bovinos, equinos e muares.

Ainda dentro da programação, o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), participa de diversas atividades, entre palestras e debates relacionados a temas institucionais e também tópicos fundamentais para a produção rural. Entre os assuntos estão produção de cachaça em Goiás, recuperação de nascentes, alimentação saudável e pastejo rotacionado. Além disso, a Emater conta com um escritório itinerante. O objetivo é disponibilizar técnicos para tirar dúvidas e oferecer orientações ao público quanto aos diversos serviços oferecidos pela entidade.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com informações da Emater e da SGPA.

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767

Foto: Fredox Carvalho.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo