Governo de Goiás promove encontro para discutir estratégia e incentivar cooperação técnica na área de bioinsumos
Seapa receberá representantes de 21 órgãos públicos, entidades e empresas para alinhar ações focadas na produção agropecuária sustentável. “Queremos que 2022 seja o ano do grande salto dos bioinsumos no Estado e no País”, diz secretário Tiago Mendonça
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizará nesta terça-feira (14/12), a partir das 14 horas, uma reunião especial sobre o Programa Estadual de Bioinsumos. O encontro contará com a participação de entidades representativas de segmentos agropecuários, secretarias e agências estaduais, e instituições locais e nacionais de pesquisa, assistência técnica e crédito rural (confira a lista abaixo).
“O objetivo da reunião é discutir a estratégia geral do programa, compartilhar ações em andamento e incentivar a cooperação técnica entre os participantes, de forma a impulsionar a utilização dos insumos biológicos em Goiás e no Brasil. Queremos que 2022 seja o ano do grande salto dos bioinsumos no Estado e no País”, diz o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça.
Goiás foi a primeira unidade federativa a criar uma Lei Estadual de Bioinsumos. A Lei nº 21.005, de 14 de maio de 2021, teve “a finalidade de ampliar e fortalecer a adoção de práticas para a evolução do setor agropecuário, com a expansão da produção, do desenvolvimento e da utilização de bioinsumos e sistemas de produção sustentáveis”. O texto legal está servindo de modelo para outros Estados e o Distrito Federal.
Bioinsumos
Os bioinsumos ou insumos biológicos são produtos de base vegetal, animal ou microbiana, destinados ao uso na produção, no armazenamento e no beneficiamento agropecuários, e também nos sistemas de produção aquáticos ou de florestas plantadas. São capazes de interferir positivamente no crescimento, no desenvolvimento e nos mecanismos de resposta de animais, plantas, microrganismos e substâncias derivadas. Entre os benefícios proporcionados pelos bioinsumos estão: diminuição do impacto ambiental da atividade, produção de alimentos mais saudáveis e redução da dependência de fertilizantes e defensivos importados.
SERVIÇO
Reunião sobre o Programa Estadual de Bioinsumos
Data: 14 de dezembro de 2021 (terça-feira)
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) — Rua 256, nº 52, Setor Leste Universitário, Goiânia — GO
Pauta: Estratégia geral do programa, ações em andamento e cooperações técnicas
SAIBA MAIS
Órgãos, empresas e instituições convidadas:
- Embrapa Arroz e Feijão
- Embrapa Territorial
- Embrapa Cerrados
- Embrapa Hortaliças
- Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa)
- Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Universidade de Rio Verde (UniRV)
- Universidade Estadual de Goiás (UEG)
- Instituto Federal Goiano (IF Goiano)
- Faculdade Sul-americana (Fasam)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg)
- Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS)
- Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural, e Pesquisa Agropecuária (Emater)
- Secretaria da Retomada
- Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi)
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
- Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)
- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás)
- Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos
- Associação Goiana de Produtores de Algodão (Agopa)
- Associação dos Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja)
- Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)
- Banco do Brasil
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)