Governo de Goiás faz a entrega de tanques-rede e alevinos a pequenos produtores de Minaçu
Ação faz parte do programa O Agro é Social, desenvolvido por meio de parceria entre Seapa, Emater e Gabinete de Políticas Sociais
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), fez a doação de 32 tanques-rede e alevinos para 11 famílias que integram a Associação de Aquicultores do Parque Aquícola Conquista (AAQUIPAC) de Minaçu, na região Norte do Estado. A entrega ocorreu nesta quinta-feira, 30 de janeiro, com o objetivo de incentivar a atividade dos pequenos produtores da região. Essa foi a terceira ação do programa O Agro é Social, que visa apoiar famílias rurais em situação de vulnerabilidade social em todo o Estado.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, afirmou que o programa estimula o desenvolvimento socioeconômico do município e do Estado. “As famílias beneficiadas pelo ‘O Agro é Social’ passam a vislumbrar um futuro melhor, tendo acesso à capacitação técnica e recebendo insumos para iniciar o cultivo. Além do impacto econômico que traz para o núcleo familiar e a região em que estão inseridos, o ganho social é enorme, com a mudança de realidade de forma positiva”.
Para a primeira-dama do Estado de Goiás e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS Goiás), Gracinha Caiado, é preciso proporcionar oportunidades para que os produtores possam trabalhar e fazer com que Minaçu seja referência no Estado de Goiás. Ela enfatizou que o município já é reconhecido internacionalmente pela mineração e que a região é exemplo na agricultura, pecuária e turismo. “E os pequenos produtores rurais têm o potencial de alavancar toda a economia de uma cidade. Com o incremento na produção de tilápias e o devido acompanhamento da cadeia produtiva, é mais alimento que chega aos mercados locais. O papel do Governo é garantir apoio àqueles que precisam”, ressalta. Gracinha Caiado acrescentou que o governador Ronaldo Caiado está comprometido em buscar alternativas para oferecer mais oportunidade de geração de renda e emprego na região, considerando as características locais de Minaçu.
Benefícios
Além da entrega dos tanques-rede e dos alevinos, os produtores já têm acompanhamento técnico e a oferta de cursos de qualificação profissional na atividade. É o caso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), que já tem feito oferecido capacitação e assessoria aos produtores. Já a Emater proporcionará acompanhamento técnico, com apoio desde a criação até a comercialização dos peixes. Segundo o presidente da Emater, Pedro Leonardo de Paula Rezende, a ideia é fortalecer a autonomia das famílias e por isso é importante a articulação entre diferentes áreas do Governo de Goiás. “Isso permite uma abrangência ampla do Agro é Social, beneficiando mais famílias no Estado”.
Critérios
Os tanques foram doados pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e os peixes pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF). Os critérios de seleção para as famílias beneficiadas com os tanques e alevinos levaram em conta a documentação regular dos contemplados, a outorga de água e licenciamento ambiental para a atividade e o potencial de geração de emprego e renda em toda a cadeia produtiva (da produção ao beneficiamento) dentro do município. A região tem um grande potencial para aquicultura por conta do volume hídrico do lago Cana Brava, sendo observado predomínio da produção de tilápias em tanques-rede no município.
Primeira edição
O Agro é Social foi lançado em novembro de 2019 pela primeira-dama Gracinha Caiado em Planaltina de Goiás. Na ocasião, foram doadas quase 30 toneladas de sementes de milho e feijão, cedidas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para famílias assentadas da Ride, com apoio técnico para cultivo de grãos. Gracinha Caiado entende que o Agro é Social é um importante programa de oportunidade e capacitação para as famílias mais vulneráveis no campo. “Estivemos em Planaltina de Goiás para o lançamento da primeira etapa, pois o governo Ronaldo Caiado é 'pé no chão'. Meu papel, como primeira-dama e presidente do Grupo Técnico Social, é estar ao lado daqueles que mais precisam”.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767