Governo entrega máquinas da patrulha mecanizada para Prefeituras
Prefeitos e representantes de 92 municípios goianos participaram nesta sexta-feira, dia 8 de março, na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da solenidade de início de entrega de máquinas e equipamentos por meio do contrato de repasse de patrulha mecanizada, firmado entre governo de Goiás e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o vice-governador, Lincoln Tejota, marcaram presença no evento e foram recepcionados pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. Também participaram deputados federais da legislatura atual e anterior, deputados estaduais, secretários de Estado, representantes de entidades e demais pessoas.
Nessa primeira etapa, estão sendo entregues 148 máquinas, sendo 118 caminhões basculantes, dois caminhões pipa, 12 tratores agrícolas (mais plana) e 16 motoniveladoras. A previsão é que com a regularização de documentação por parte das Prefeituras junto à Seapa, outras cidades possam receber equipamentos nas próximas semanas. A aquisição de patrulha mecanizada para o Estado de Goiás e a distribuição aos municípios goianos foi possível por causa de emenda parlamentar dos senadores e da bancada goiana dos deputados federais da legislatura anterior, em forma de contrato de repasse no valor de R$ 113 milhões.
Segundo o secretário, por meio do contrato serão entregues 545 máquinas e equipamentos a 240 cidades goianas. “Na última semana, conseguimos dar prosseguimento à licitação que estava parada, relacionada a 212 restroescavadeiras deste mesmo convênio. A previsão é que esse maquinário seja entregue o mais rápido possível”. Antônio Carlos enfatizou que esses equipamentos ajudarão as Prefeituras em diferentes serviços. “Serão importantes para o desenvolvimento dos municípios goianos e acima de tudo pela manutenção e preservação de estradas, dentro do projeto de patrulha mecanizada”.
Compromisso
De acordo com o secretário, o atual governo fez o compromisso de dar agilidade e celeridade na entrega do maquinário e a Seapa está cumprindo, seguindo todos os procedimentos legais e transparência nos processos. Ele disse que o governo anterior até chegou a realizar evento para fazer a entrega simbólica das máquinas aos municípios, com a presença de prefeitos do interior na capital goiana. Entretanto, devido a problemas na documentação e no pagamento, o maquinário não pode ser entregue. No início deste ano, houve a necessidade de regularização de documentos referentes aos municípios e aos equipamentos, com os processos sendo conduzidos pelo atual governo estadual, por meio da Seapa. O secretário enfatizou ainda que tudo está sendo feito de acordo com a legislação, exatamente para proporcionar agilidade na entrega do maquinário e transparência nos procedimentos adotados, além de manter compromisso com as prefeituras municipais. “Desde o início trabalhamos de forma responsável para solucionar o processo e realizar a entrega dos equipamentos aos municípios beneficiados”, enfatizou.
Parceria e envolvimento
O governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância do trabalho de todos os envolvidos, especialmente senadores e deputados federais da legislatura anterior, responsáveis pela emenda que disponibilizou recursos para a aquisição e distribuição das máquinas. Ele era senador na época da aprovação da emenda para Goiás. Caiado fez questão também de enfatizar o esforço em regularizar a situação para que os prefeitos possam receber os equipamentos e levar benefícios para as suas cidades. “Antes, fizeram uma entrega de ‘marquetagem’, sem tomar os cuidados que realmente deveriam ser tomados. Agora, de forma responsável, estamos cumprindo a lei”, destacou. O governador reforçou que os prefeitos que ainda não receberam o benefício, que estão atualizando documentos para que todo o maquinário possa atender 240 municípios contemplados em Goiás.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais – que também era senador quando a emenda foi aprovada -, destacou a união de todos os parlamentares goianos. “Com isso, conseguimos ter maior volume de emendas e chegar a essa realidade hoje, de entrega do maquinário”. A deputada federal Flávia Morais, que é a atual líder da bancada goiana na Câmara dos Deputados, destacou o empenho da Secretaria de Agricultura, recém-criada, em conseguir viabilizar os processos e documentos junto às Prefeituras para iniciar a entrega do maquinário.
Já o prefeito de São Luís de Montes Belos, major Eldecirio da Silva – que representou os demais prefeitos beneficiados -, afirmou que uma boa gestão pública não se faz apenas com notícias, mas com atitudes e ações. “Só quem é gestor sabe das dificuldades que todos estão enfrentando. Esse maquinário chega em um excelente momento e vai fazer a diferença nas cidades. Estamos terminando o período chuvoso e todos, sem exceção, possuem em seus municípios uma considerável área rural e estradas que precisam ser recuperadas”, disse.
Recriação da pasta
O governador Ronaldo Caiado enfatizou a importância de poder ‘reviver’ a Secretaria de Agricultura em um estado que é referência nacional na agropecuária. “Essa é minha maior alegria na data de hoje. Ver esse prédio voltando a ser Secretaria de Agricultura e Pecuária. Foi extinta em 2014 e agora volta com toda força e como representatividade do produtor rural. A agroindústria é, indiscutivelmente, a mola alavancadora do Estado de Goiás e do País, e como tal merece todo respeito e representatividade”.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
Fernando Dantas – (62) 99227-2631