Goiás sedia a 8ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária
Governo do Estado participa do evento, que reunirá produtores e especialistas no Centro de Convenções de Goiânia
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), será anfitrião e apoiador da 8ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA), o maior evento do setor no Brasil, que será realizado no Centro de Convenções de Goiânia, nos dias 4, 5 e 6 de junho. É a primeira vez que um estado da região Centro-Oeste sedia a conferência bianual, promovida pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária.
Com o tema “Conectividade na Agropecuária”, a 8ª edição da CNDA traz uma novidade: a participação inédita de produtores rurais e suas entidades de classe nas discussões sobre ações e processos que visam aprimorar o serviço oficial, resultando na segurança da saúde pública, preservação do meio ambiente e fortalecimento da economia do país.
O titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, destaca a importância do evento para o estado. “Sediar a CNDA em Goiás é motivo de grande orgulho. É uma oportunidade única de mostrarmos a força do nosso agronegócio e de discutirmos, com os maiores especialistas do país, soluções inovadoras para os desafios da defesa agropecuária”, comenta.
O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta, também demonstra entusiasmo com a realização do evento em Goiânia. “A CNDA é um evento de grande relevância nacional, e receber os congressistas em Goiânia, como produtores rurais, especialistas, estudantes e profissionais do setor agropecuário, é uma honra pois teremos a oportunidade de trocar experiências e evidenciar a força do agronegócio goiano”, afirma.
A abertura da 8ª CNDA, no auditório Rio Vermelho, a partir das 10h de amanhã (4), contará com a presença do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Henrique Fávaro, do ex-ministro Roberto Rodrigues e do governador Ronaldo Caiado, que ministrará uma palestra magna com o tema “Segurança alimentar do planeta”.
8ª CNDA
A Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária tem como objetivos discutir as demandas da sociedade em relação aos serviços prestados às cadeias produtivas, fortalecer o sistema de vigilância ativa e passiva, debater o manejo de pragas e o controle de enfermidades, entre outros temas.
Durante os três dias de evento, serão realizadas diversas palestras e apresentações de pôsteres, abordando temas como prevenção e controle da gripe aviária, rastreabilidade bovina e impacto da nova legislação de agrotóxicos. Além disso, a CNDA sediará importantes reuniões institucionais, como o Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária (FONESA) e o Encontro Nacional Sobre Sanidade Vegetal (ENSAVE).
A expectativa é de que a 8ª edição da CNDA reúna 1.500 participantes, entre técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, zootecnistas, estudantes e outros profissionais do setor. A conferência proporcionará um ambiente propício para o intercâmbio de conhecimentos técnicos-científicos e tecnologias inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento da agropecuária brasileira.
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás – Seapa