Goiás registra crescimento na produção de ovos e abate de aves e suínos no 3º trimestre do ano

Dados do IBGE revelam ainda crescimento na aquisição de leite e couro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última quinta-feira, 12 de dezembro, dados referentes ao número de abate de animais, da produção de ovos e da aquisição de leite e couro no terceiro trimestre do ano. A produção de ovos em Goiás é a maior da série histórica para o terceiro trimestre, alcançando 55,4 milhões de dúzias no período – aumento de 1,8% em relação ao segundo trimestre de 2019. De janeiro a setembro deste ano, foram produzidas 1,989 bilhão de unidades de ovos de galinha, o que equivale a 5,8% de todos os ovos produzidos no Brasil. Com esse resultado, Goiás ocupa a sexta posição no ranking de maiores estados produtores, em 2019, no País. 

Destaque também para o crescimento do abate de suínos (2,2%), de frangos (1,3%) e na aquisição de couro, que voltou a crescer após três trimestres de queda em Goiás. No terceiro trimestre de 2019, Goiás abateu 1,9% a mais de quilos de suínos em relação ao segundo trimestre do ano. De janeiro a setembro, foram abatidas 1,383 milhão de cabeças, totalizando 126,2 milhões de quilos de carne suína, o equivalente a 4,1% de toda a carne suína abatida no País. Com isso, o Estado ocupa a oitava posição no ranking de maiores estados em quantidade de carne suína abatida no Brasil em 2019.

No caso de frangos, os números do IBGE revelam que Goiás abateu 2,0% a mais de quilos no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre do ano. De janeiro a setembro, foram abatidas 305,9 milhões de cabeças, totalizando 695,5 milhões de quilos de frango, o que representa 6,9% de todo o frango abatido no País. O Estado ocupa a sexta posição no ranking de maiores estados em quantidade de carne de frango abatida no Brasil em 2019. 

Uma mudança positiva apontada pela pesquisa é a volta da aquisição de couro por parte dos curtumes. No terceiro trimestre de 2019 foram 452.362 mil peças inteiras de couro cru bovino, o que representou aumento de 3,4% na aquisição no Estado em relação ao trimestre anterior. Segundo o IBGE, é o primeiro crescimento desde o terceiro trimestre de 2018.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, os números são positivos para o setor à medida em que apontam crescimento na diversificação da produção e na oferta ao mercado. "Esse crescimento mostra um fortalecimento da cadeia pecuária, sobretudo de frangos e suínos, além da produção de ovos, que têm papel importante na economia goiana. Isso se reflete em trabalho e na geração de emprego e renda", avaliou.

Bovinos e leite
Os dados do IBGE apontam, ainda, que abate de bovinos no Estado, que havia registrado queda anteriormente, voltou a subir no terceiro trimestre. Durante o período, foram 763,91 mil cabeças abatidas, o que representa aumento de 4,4% em relação ao segundo trimestre. Goiás abateu, de janeiro a setembro de 2019, 2.270 milhões de cabeças, totalizando 583,1 milhões de quilos em carne bovina, equivalente a 9,5% de toda a carne bovina abatida no país. Dessa forma, ocupa a quarta posição no ranking de maiores estados em quantidade de carne bovina abatida do Brasil em 2019.

Os estabelecimentos industrializadores de leite em Goiás adquiriram, de janeiro a setembro de 2019, 1,925 bilhão de litros, o equivalente a 10,5% de todo o leite industrializado no País. Somente no terceiro trimestre de 2019, o Estado de Goiás industrializou 4,3% a mais em relação ao segundo trimestre. Em relação ao acumulado dos três primeiros trimestres de 2019, Goiás apresentou um aumento de 6,8% em relação ao mesmo período de 2018 enquanto o Brasil apresentou aumento de 3,4%.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com informações do IBGE.

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo