Goiás estuda transformar Pró-Genética em política pública

Lideranças goianas e mineiras debateram formas de desenvolver a bovinocultura de Goiás durante ExpoGenética

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, esteve nesta quinta-feira, 22 de agosto, no ExpoGenética, onde se reuniu com o diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Marcos Gracia, além de técnicos e representantes da Emater-MG, para identificar oportunidades de desenvolvimento da bovinocultura de leite e de corte. Em debate estava a ampliação do Pró-Genética e a possibilidade de torná-lo uma política pública em Goiás.

Para o secretário, o evento trouxe referências significativas que podem ser aplicadas pelos produtores goianos.  “Certamente, nós ficamos muito entusiasmados com esse trabalho de avanço do melhoramento genético. Nos empenharemos para que tudo isso também possa acontecer em Goiás, por meio do fortalecimento das parcerias”, disse Antônio Carlos.

O evento, organizado pela ABCZ, foi realizado em Uberaba (MG) e reúne vários programas de melhoramento genético do Brasil com o objetivo de promover a troca de experiências entre criadores e técnicos. Além do secretário, representaram Goiás o presidente da Emater-GO, Pedro Leonardo, o deputado estadual Amauri Ribeiro e o presidente do Nelore Goiás e vice-presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Eurico Velasco.

Pro-Genética
Desde 2014, Goiás tem desenvolvido o Pró-Genética, programa criado pela ABCZ para aumentar a produção de carne e leite por meio de touros melhorados, proporcionar aumento de renda do produtor rural, estimular políticas públicas de fomento e apoio financeiro e conectar a produção de genética especializada e a base da produção. 

A discussão atual está em transformar o programa em política pública. “O que debatemos hoje foram as vantagens que a ampliação do programa pode gerar, principalmente tornando-o uma política pública. Usamos como parâmetro os resultados que temos alcançado em Minas Gerais, onde o programa é a maior referência em democratização do melhoramento genético”, destaca Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.

Nesse sentido, o presidente da Emater-GO, jurisdicionada da Seapa, ressalta que o próximo passo para a ampliação é o de analisar as possibilidades que o Estado oferece. “Estamos conhecendo mais dessa experiência exitosa, com um bom exemplo de parceria instituída entre o setor público e a ABCZ. Nosso objetivo é descobrir dentro das nossas possibilidades o que também é possível de ser aplicado”.

Informações da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater 
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767 

Foto: Maria Gabryella Ribeiro.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo