Goiás comemora o título de detentor do segundo maior rebanho bovino do País

Conforme pesquisa do IBGE, o Estado possui quase 22,8 milhões de cabeças; gerente da Seapa atribui o bom resultado ao apoio dado aos pecuaristas goianos

Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiás possui o segundo maior plantel de bovinos do País, com quase 22,8 milhões de cabeças. O fato foi comentado no TBC2 desta segunda-feira, 9, pela gerente de Inteligência de Mercado da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Juliana Dias Lopes.

Na conversa no estúdio do telejornal, com os apresentadores Danuza Azevedo e Guilherme Rigonato, Juliana disse que a pesquisa do IBGE aponta um crescimento de 0,6% no rebanho goiano. “Isso é muito positivo. E é em decorrência, principalmente, da valorização do mercado. Quando a gente tem essa valorização, estimula o produtor a aumentar o seu investimento”, destacou a gerente.

Exportações
Ela citou que a carne bovina é hoje uma commodity muito valorizada nos mercados interno e internacional. Informou que, em outubro último, as exportações de carne bovina goiana representaram mais de 30% das vendas externas do agronegócio goiano.

Conforme Juliana Dias, algumas ações governamentais de apoio ao pecuarista goiano também contribuíram para Goiás conquistar o segundo lugar nacional no ranking do rebanho bovino.  Entre elas, citou o acesso ao crédito mais barato do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO Rural). “A gente vem trabalhando para aumentar o número de produtores com acesso a esse crédito”, afirmou.

A gerente comentou ainda o fato de o preço da carne bovina estar elevado para o consumidor brasileiro, devido à valorização do produto no mercado internacional. E respondeu a pergunta sobre atividade pecuária versus preservação do meio ambiente.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo