Estudantes goianos participam do Ideas For Milk

Com apoio da Seapa, Sistema Faeg/Senar e Sebrae, graduandos da UEG representam o Estado no evento promovido pela Embrapa Gado de Leite e propõem soluções para a cadeia leiteira durante o Vacathon

Até a próxima sexta-feira, 1º de novembro, quatro estudantes de zootecnia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) representam o Estado no Ideas For Milk, evento realizado pela Embrapa Gado de Leite em sua sede, instalada em Juiz de Fora (MG).  O apoio à equipe é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), juntamente com o Sistema Faeg/Senar e o Sebrae Goiás.

Dentro da programação do evento, os estudantes participam do Vacathon, como é chamado o hackathon do Ideas For Milk. Na prática, essa é uma maratona de programação cujo objetivo é debater ideias para o desenvolvimento de softwares e hardwares voltados para a solução de problemas da cadeia produtiva do leite. 

Com mentoria dos pesquisadores da unidade, os participantes devem desenvolver soluções aos desafios propostos. Eles irão explorar dados abertos de pesquisas da Embrapa Gado de Leite para desenvolver projetos de software ou hardware de acordo com a demanda que for apresentada durante os dias de evento. “A ideia é pensar em tecnologias relacionadas à cultura leiteira. Esse tipo de evento é excelente por trazer uma visão diferente, uma outra realidade, e isso agrega muito para os alunos”, comenta o professor pós-doutor em zootecnia, Rafael Alves da Costa Ferro, responsável pela equipe, que é composta por Jefter Macedo Ferreira, Cinthya Cristina Fernandes de Resende, Kaique Tavares de Alcântara, Mateus Rodrigues Ferreira. 

A ideia do grupo é que os projetos possam ser utilizados para melhoramento da tecnologia e consequentemente desenvolvimento da cadeia leiteira goiana. “Aqui em Goiás, a agropecuária tem um papel fundamental do ponto de vista socioeconômico. Por isso, é importante que iniciativas privada e pública se unam para desenvolvimento de soluções que auxiliem todo o setor, elevando o Estado a um patamar ainda mais significativo tanto nacional quanto internacionalmente”, afirma Antônio Carlos de Souza Lima Neto, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A maratona de programação contará com a visita ao campo experimental da Embrapa, em Coronel Pacheco (MG), e a mentoria 24 horas feita por pesquisadores renomados em áreas como genética animal e vegetal, nutrição, sistemas de produção, saúde e bem-estar animal e qualidade do leite. Ao todo, mais de 110 estudantes de 28 instituições de ensino técnico, graduação e pós-graduação de todas as áreas participam do Vacathon, num total de nove estados representados. A apresentação de ideias é aberta ao público.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo