Estimulada pelos preços atrativos, produção goiana de arroz deve crescer 8,1% na safra 2023/2024

Rizicultura é o tema principal da edição de dezembro do Agro em Dados, boletim técnico do Governo de Goiás, elaborado pela Seapa

 

Em 10º lugar no ranking nacional de maiores produtores, Goiás deve registrar crescimento em área cultivada e volume de arroz na Safra 2023/2024. A rizicultura goiana é o tema de capa da edição de dezembro do Agro em Dados. Editado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o boletim técnico mostra que a produção estadual do arroz deve atingir 88,2 mil toneladas no ciclo atual (+8,1% em relação ao ciclo passado), enquanto a área cultivada deve chegar a 16 mil hectares (+9,6%). O impacto do El Niño deve ser percebido mais claramente na produtividade. A estimativa oficial é que o rendimento médio por hectare recue para 5,5 toneladas (-1,4%).

No Agro em Dados de dezembro, o leitor tem acesso a um panorama completo da produção de arroz em Goiás. A publicação apresenta cotações atuais; séries históricas de preço e produção, rankings de Valor Bruto de Produção (VBP) e municípios produtores no Estado; além de exportações. Um texto analítico, assinado pela equipe de Inteligência de Mercado Agropecuário da Seapa, detalha a situação da rizicultura goiana hoje — praticada majoritariamente em áreas irrigadas — e revela a perspectiva para a temporada em curso: “Após o recuo na área cultivada verificado na temporada anterior, nesta safra, a cultura tenta recuperar espaço, encorajada pela atratividade dos preços, que seguem acima dos patamares de anos anteriores”.

Como é praxe, a nova edição do Agro em Dados traz também números relativos às principais cadeias agropecuárias goianas: bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho. Titular da Seapa, o secretário Pedro Leonardo Rezende explica que o objetivo da publicação é manter o público bem informado sobre o desempenho do setor, mostrando tanto a evolução histórica, quanto o cenário atual e a perspectivas para os próximos meses. “É um trabalho complexo que envolve a compilação, o tratamento e a análise de informações provenientes de fontes confiáveis, com o objetivo de levar ao leitor conteúdo de qualidade, que realmente faça a diferença na hora de tomar decisões”, afirma ele.

Saiba mais
A edição de dezembro/2023 do Agro em Dados utilizou informações das seguintes fontes: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Cepea-Esalq/USP), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A coleta e análise dos dados foi feita pela equipe da Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário, departamento ligado à Superintendência de Produção Rural da Seapa.

Acesse a publicação completa clicando aqui!

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo