“Estas máquinas e equipamentos estão fazendo a diferença no campo”, diz secretário Tiago Mendonça, durante entrega de grades aradoras a 29 municípios goianos
Representantes dos municípios assinaram os termos aditivos para recebimento do benefício nesta sexta-feira (2/12), na sede da Seapa. Recursos para aquisição de 30 implementos foram repassados pelo Mapa após indicação de emenda do deputado federal José Mário Schreiner
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, aproveitou a entrega de 30 grades aradoras a municípios goianos, nesta sexta-feira (2/12), para destacar a importância das parcerias. Ele agradeceu ao deputado federal José Mário Schreiner pela destinação de recursos que possibilitaram a aquisição de máquinas e equipamentos “que estão fazendo a diferença no campo”. O evento que marcou a assinatura dos termos aditivos para recebimento dos benefícios ocorreu no Auditório da Seapa, em Goiânia.
Além de Mendonça e Schreiner, autoridades estaduais, lideranças políticas, representantes de entidades e prefeitos dos 29 municípios beneficiados participaram da cerimônia. As grades aradoras foram licitadas pela Seapa com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), direcionados por emenda do deputado federal José Mário Schreiner. O investimento somou R$ 1,2 milhão.
“Não foi fácil. Os preços dos equipamentos subiram muito com a pandemia. E ainda assim, nos últimos anos, entregamos mais de 800 máquinas e implementos aos municípios. Estes equipamentos estão trabalhando e dando resultados aos produtores e à população. Quero saudar todos os parceiros e colaboradores pelo empenho na concretização destes resultados”, reforçou o secretário Tiago Mendonça.
Em seu discurso, Schreiner lamentou a burocracia e outros percalços que atrasam a entrega de benefícios à população. “Fizemos um esforço enorme. Quero agradecer publicamente pelo empenho da Seapa por trabalhar e possibilitar este momento de entrega dos equipamentos. É um caminho longo. Os prefeitos sabem disso”, destacou.
Schreiner se mostrou “feliz”, por outro lado, por encerrar o mandato na Câmara Federal (em 31 de janeiro) com muitas realizações e poder contar com a deputada federal eleita Marussa Boldrin (a partir de 1º de fevereiro) como representante do agro goiano no Congresso Nacional. Marussa, segundo ele, será vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Já Schreiner, que é presidente do Sistema Faeg/Senar, assumirá também a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás.
Salto em desenvolvimento
Representando os chefes dos executivos municipais, o prefeito de Mineiros, Aleomar Rezende, assinou o termo aditivo que oficializou o recebimento de uma grade aradora. Ele agradeceu ao secretário Tiago Mendonça e ao deputado José Mário Schreiner pela destinação deste e de outros benefícios ao município. “Hoje recebemos uma grade aradora e já tínhamos recebido um trator e uma motoniveladora. Estes equipamentos já estão beneficiando o agro em Mineiros. Demos um salto importante em desenvolvimento. E beneficiarão ainda mais, principalmente o pequeno produtor”, ressaltou.
Rezende também elogiou a gestão do governador Ronaldo Caiado e se mostrou otimista: “Caiado está concluindo um excelente mandato. Temos as melhores expectativas para os próximos quatro anos. Goiás continuará em boas mãos e os investimentos não vão parar por aí”.
Durante o evento, os representantes municipais assinaram os respectivos termos aditivos para recebimento das grades aradoras. Foram contemplados: Aragarças, Bela Vista de Goiás, Britânia, Cezarina, Chapadão do Céu, Estrela do Norte, Goiás, Gouvelândia, Inaciolândia, Itapirapuã, itauçu, Jaraguá, Novo Gama, Palmelo, Serranópolis, Alto Paraíso, Barro Alto, Bom Jardim de Goiás, Cachoeira Alta, Luziânia, Mineiros, Montividiu, Morrinhos, Mossâmedes, Orizona, Perolândia, Quirinópolis (dois equipamentos), São Francisco de Goiás e Sítio D’Abadia.
Os implementos agrícolas deverão ser retirados do pátio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), nos dias 5 e 8 de dezembro (sexta e segunda), das 8 às 18 horas; ou no dia 6 de dezembro (sábado), das 8 às 11 horas.
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás