Em Anápolis, produtores rurais e demais públicos vão discutir os desafios da bananicultura em Goiás
Encontro será realizado no dia 23 de agosto, no Parque de Exposições do município. Interessados podem se inscrever para participar do evento
Segunda fruta mais consumida no mundo, a banana é produzida em uma área de quase 12,9 mil hectares em Goiás. Para a safra 2023, a previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que o estado produza 197,3 mil toneladas e ocupe a 9ª posição no ranking nacional. É uma atividade agrícola que movimenta a economia dos municípios, contribuindo para a geração de renda, especialmente na agricultura familiar.
Pela importância de toda a cadeia produtiva, a bananicultura requer atenção especial em relação à sanidade vegetal para evitar que doenças e pragas sejam introduzidas nas lavouras e causem prejuízos no campo. É exatamente esse o foco do evento ‘Desafios da Bananicultura em Goiás’, que será realizado no dia 23 de agosto, das 9 às 11 horas, no Parque de Exposições de Anápolis. O objetivo do encontro é orientar e esclarecer dúvidas sobre medidas fitossanitárias que devem ser adotadas na cultura da banana para proteger e evitar pragas que trazem prejuízos econômicos e de produção. As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://eventos.sistemafaeg.org.br/inscrever/DesafiosdaBananiculturaemGoias.
Uma das entidades organizadoras do evento, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) atua em todo o estado de Goiás com o intuito de garantir a produção de frutas de qualidade, principalmente por meio da educação sanitária em todos os elos da cadeia produtiva, como agricultores, revendedores de mudas, entre outros.
O titular da Agência, José Ricardo Caixeta Ramos, explica que o encontro, em Anápolis, pretende proporcionar mais conhecimento aos produtores rurais sobre medidas que devem ser implementadas no campo e que contribuem para a defesa agropecuária na bananicultura. “Sabemos dos desafios de trabalhar com essa cultura no estado e por isso temos buscado levar informações que possam ajudar no trabalho de controle e prevenção de pragas que podem acometer os bananais. A educação sanitária é fundamental para produzirmos alimentos seguros e de qualidade e a Agrodefesa tem focado suas ações também nesse sentido”, informa.
Organização
O evento é realizado pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), juntamente com Sistema Faeg Senar, Sindicato Rural de Anápolis, Prefeitura de Anápolis, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
[SERVIÇO]
Evento “Desafios da bananicultura em Goiás”
Data: 23 de agosto de 2023 (quarta-feira)
Horário: das 9 às 11 horas
Local: Tatersal do Parque de Exposição Agropecuária de Anápolis – BR 153 – Anápolis (GO)
Inscrições: https://eventos.sistemafaeg.org.br/inscrever/DesafiosdaBananiculturaemGoias
Mais informações: (62) 98244-0047
Programação de palestras/debates:
“Riscos da introdução e disseminação de pragas que ameaçam a bananicultura goiana”
Palestrante: Dr. Wilson da Silva Moraes – Doutorado em Fitopatologia e auditor fiscal federal da Superintendência Federal da Agricultura no Estado de São Paulo (SFA/SP) / Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
“Medidas fitossanitárias para prevenção e controle de pragas na cultura da banana”
Palestrante: Dr. Juracy Rocha Braga Filho – Doutorado em Produção Vegetal e Fiscal Estadual Agropecuário / Coordenador do Programa Estadual de Prevenção e Controle de Pragas da Banana / Agrodefesa
“Assistência Técnica e Gerencial (ATeG): Enfrentando os desafios com o produtor rural”
Palestrante: Nozi Carneiro – Supervisora técnica das Cadeias de Fruticultura e Horticultura / Senar Goiás
Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás