Com apoio do Governo do Estado, Goiás Genética 2023 discute mercado de zebuínos no Brasil

Mais de 500 animais estarão expostos durante o evento (Foto: Wenderson Araújo/CNA)

Evento é realizado concomitantemente à 3ª Exposição Internacional do Gir Leiteiro em Goiás e à 23ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), apoia a realização da Feira de Negócios da Indústria da Genética Bovina, a Goiás Genética 2023. O evento será realizado pela Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ) e a Federação da Agricultura de Goiás (Faeg), de 25 a 30 de setembro, no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia. 

A edição 2023 do Goiás Genética contará com mais de 500 animais expostos, das raças Gir, Guzerá, Nelore, Sindi, Tabapuã, entre outras, oriundos de mais de dez estados brasileiros. A expectativa é receber mais de 4 mil participantes, para uma programação de palestras, mesas-redondas, leilões, torneios e dia de campo. 

A partir do tema central Genética, Eficiência e Sustentabilidade, palestrantes de todo o Brasil irão discutir assuntos como produção de carne bovina em marca própria, produção de leite de maneira rentável e sustentável, dinâmica atual do preço da arroba do boi, rastreabilidade bovina, entre outros. 

Para o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, o evento é importante para discutir assuntos cruciais para a pecuária goiana. “A genética, eficiência e sustentabilidade são pilares essenciais para o desenvolvimento da agropecuária em Goiás, e na Goiás Genética esses temas serão debatidos de forma profunda e produtiva. Por isso reunimos criadores, especialistas e produtores de todo o Brasil para discutir essas e outras questões fundamentais que impactam diretamente a nossa pecuária”, destaca. 

ExpoGir 

Dentro da programação da Goiás Genética, serão realizadas ainda a 3ª Exposição Internacional do Gir Leiteiro em Goiás e a 23ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro 2023. A ExpoGir visa reunir os melhores animais da raça, que representa a base da cadeia leiteira para o Brasil e para o mundo. A programação específica das exposições conta com torneio leiteiro, leilões e julgamento de pista. 

Degustação de queijos e bebidas 

Também como parte da programação, a Seapa, a AGCZ e a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA) prepararam uma degustação de queijos e bebidas artesanais, que será realizada no dia 26 para convidados. O objetivo é demonstrar a qualidade dos queijos e das bebidas produzidos no Estado de Goiás, impulsionando a cadeia produtiva desses itens. 

“Goiás tem um grande potencial produtivo de queijos e cachaças artesanais. Apresentar esses produtos para pessoas que estão na outra ponta da cadeia leiteira é uma oportunidade de gerar novas parcerias que impulsionem todo o mercado. Nosso objetivo é tornar possíveis negócios que tragam benefícios para todo o Estado de Goiás”, explica o secretário Pedro Leonardo. 

Mesa-redonda 

O secretário também participará ativamente da programação da Goiás Genética. Na terça-feira (26), ele comandará uma mesa-redonda com os palestrantes do dia. Participarão do debate representantes da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados). A programação completa da Goiás Genética 2023 pode ser conferida clicando aqui. 

SERVIÇO 

Goiás Genética 2023 
Quando: de 25 a 30 de setembro 
Onde: Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia (R. 250, 221 – St. Nova Vila)

 

 

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo