Cesan discute iniciativas voltadas para a segurança alimentar


Evento realizado na Seapa reuniu quase 200 participantes para debater estratégias de atuação relacionadas ao setor

Nesta quinta-feira, 31 de outubro, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) sediou a VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan). Realizada a cada quatro anos, a Cesan é convocada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Conesan-GO), o tema desta edição foi “Alimento Seguro do Campo à Mesa”.

O objetivo da Cesan é promover o debate sobre a produção, industrialização, conservação, consumo e acesso a alimentos seguros. Ao todo, quatro eixos temáticos foram montados para discussão de assuntos específicos. Foram eles Sistema alimentar: produção e conservação; Qualidade alimentar e nutricional: industrialização e consumo; Uso de agrotóxicos na produção de alimentos e Aplicação de políticas públicas do campo à mesa.

Programação
Aberto com a apresentação cultural promovida pelo grupo Arte e Inclusão, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), inicialmente foi realizada a leitura do regimento interno da Conferência, com a aprovação da plenária. Na programação, a nutricionista e professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Potira Morena, palestrou sobre produção e conservação, qualidade alimentar e nutricional, industrialização e consumo. Em seguida, o superintendente de Produção Rural Sustentável, Donalvam Maia, discorreu sobre o uso de agrotóxicos na produção de alimentos e aplicação de políticas públicas do campo à mesa.

Após esse momento, os grupos dos eixos temáticos se reuniram para discutir seus assuntos e propor sugestões relacionadas às ações futuras do Conesan, pontuações essas que foram apresentadas e votadas pela plenária. Entre as principais, o desenvolvimento de guias alimentares a serem distribuídos nas escolas e a rastreabilidade do uso de agrotóxicos, além da necessidade do desenvolvimento de políticas públicas envolvendo sociedade civil e governo. Ao final, as considerações foram compiladas, com aprovação final dos presentes.

Participaram da mesa diretiva a presidente do Conesan, Dinair Pereira Duarte Furtado, o chefe de gabinete da Seapa, Armando Leite Rollemberg Neto, o presidente da Agrodefesa, José Essado, o representante do Fórum Goiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Rodrigo Baiocchi, o representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Luís Carlos do Nascimento, a representante da Pro-reitoria de Extensão e Cultura, Liana Jaime Borges, a vice-presidente do Conesan, Sueli Essado, a secretária-executiva do Conesan, Marina Sauter, a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiânia, Sebastiana Fernandes, o representante do Banquetaço, André Baleeiro, a diretora da faculdade de nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ana Tereza Vaz, a  delegada do Conselho Regional de Nutrição, Ieda Fazani e a presidente das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), Vanuza Valadares.

Sobre o Conesan
O Conesan compõe a estrutura organizacional da Seapa e é formado por integrantes indicados pela sociedade civil organizada e pelo Poder Executivo. A unidade é responsável por formular as diretrizes da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e definir prioridades que visem a garantia do direito da pessoa humana à alimentação, além de propor e pronunciar-se sobre o plano estadual, as ações, os programas e os projetos prioritários na área de segurança alimentar e nutricional, a serem incluídos, anualmente, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no orçamento geral do Estado; as formas de articulação e mobilização da sociedade civil organizada, no âmbito da Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, indicando as prioridades; a realização de estudos que fundamentem as propostas ligadas à segurança alimentar e nutricional; a organização e implementação das conferências estaduais e regionais de segurança alimentar e nutricional que forem convocadas; e estabelecer relações de cooperação e troca de experiência com os demais conselhos. 
 

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo