Campus Party discute avanços tecnológicos no agro, capacitação e distribuição de alimentos

Painel voltado para o futuro do agronegócio no País mostrou avanços, desafios e a essencialidade do setor agropecuário, principalmente neste período de pandemia.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, falou sobre "O futuro do agronegócio do Brasil" durante painel desta quarta-feira, 09 de julho, no Green Deal da Campus Party Digital. Ele conversou com o diretor Técnico e de Comunicação do Senar Goiás, Marcelo Lessa, e com o CEO do Hub de Inovação Conexa, Eduardo Bitu. O importante papel do agronegócio na produção de alimentos foi debatido, levando em consideração a aplicação da tecnologia como instrumento fundamental não só na etapa produtiva, mas também na industrialização e distribuição.

Neste momento de pandemia da Covid-19, o distanciamento social é necessário para proteção das pessoas e preservação de vidas. Com isso, o agronegócio se destaca como atividade essencial, que não parou, garantindo alimento na mesa das pessoas do Brasil e de outros países. "A essencialidade que o agro tem na garantia do abastecimento nos dá a oportunidade de refletir sobre tudo que tem acontecido e reforçar o apoio ao setor, aos produtores e a toda a cadeia. Desenvolvemos um processo de fortalecimento, principalmente nas políticas públicas, e temos certeza de que estamos no caminho certo para colhermos bons frutos ao longo dos próximos anos", afirmou o secretário Antônio Carlos.

O secretário reforçou ainda que o aumento da participação de jovens e mulheres no campo tem transformado o setor no que diz respeito à implantação de inovações que facilitam o dia a dia. Mesmo assim, considera que ainda é preciso trabalhar para incentivar o uso da tecnologia como auxiliar na comercialização, não só em relação ao produto final, mas toda a cadeia de insumos.

Eduardo Bitu enfatizou que o trabalho frente à Conexa tem o propósito de possibilitar que as relações comerciais fiquem mais fluidas, retirando do processo algumas intermediações que poderiam ser otimizadas. “Isso seria possível por meio de plataformas digitais, que podem privilegiar pequenos produtores que têm dificuldade em acessar mercado”, disse. Bitu destacou que as startups têm papel fundamental por conseguirem ter velocidade para entregar inovação em um ambiente cada vez mais complexo. "Criar condições que incentivem a jornada desses empreendedores é imprescindível. A pandemia mostrou um efeito acelerador na agenda da inovação. Empresas e instituições se veem obrigada a tirar projetos e se posicionar", comentou, reforçando que muitas atividades passam a ser digitalizadas.

Uma dessas atividades é a de capacitação, desenvolvida pelo Senar Goiás. De acordo com Marcelo Lessa, a tecnologia foi a grande solução para os problemas de distanciamento, garantindo que os cursos oferecidos para o produtor não fossem interrompidos. "O agro não parou e a capacitação para o agro também não pode parar. Por isso, passamos a desenvolver mais cursos em plataformas digitais, no Ensino a Distância (EaD). Nosso serviço de assistência técnica também passou a ser remoto", diz.

Seapa na Campus Party Digital
O agronegócio tem espaço especial na Campus Party 2020, que neste ano ocorre de forma digital simultaneamente em mais de 30 países. Além do secretário Antônio Carlos de Souza Lima Neto, outros servidores da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) também participam do evento. Um deles é o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, que compõe o painel "As novas tendências do mercado de trabalho do agro", ao lado do analista de mercado, Cristiano Palavro, programador da área de inteligência de dados, Arthur Barros, e dos jovens empresários e influencers digitais Saile e Cesinha. Já o chefe de gabinete da Seapa, Renato Faria, revelará "O segredo das transações econômicas", painel onde abordará os impactos das inovações tecnológicas nesse setor.

A Campus Party conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados ao redor do mundo. Nesta edição, todo o conteúdo será dividido nos palcos: Global Main Stage, Goiás na Campus, Green Deal, Joy of Life, Living Better, New Horizons e Work Life. Além dos painéis, o público poderá acompanhar e participar de Hackathons, Job Factory, entre outras atividades.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8925
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo