Assistência técnica, parcerias e investimento em genética buscam fortalecer a pecuária de corte goiana

"Fortalecer as ações que dão certo". É o que acredita o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. No último sábado, 1º de fevereiro, ele participou de duas atividades voltadas para a pecuária de corte, que visam mostrar a importância desse segmento para a economia do Estado de Goiás. No Dia de Campo Senar Mais Carne, realizado no Sítio Terra Nova, em Trindade, mais de 600 pessoas acompanharam o caso de sucesso da propriedade do produtor Giuliano Monteiro, que recebe assistência técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) e hoje trabalha com 110 cabeças em sete hectares. Os participantes também visitaram as estações sobre manejo, planejamento estratégico e reprodução de bovinos.

Segundo Antônio Carlos, é preciso trabalhar para desenvolver atividades e projetos que proporcionam resultado no campo, como o que é feito, atualmente, na área de assistência técnica e gerencial. “É necessário compartilhar essas experiências para que mais produtores percebam que buscar melhores resultados não é nenhum segredo”. Ele reforça ainda a importância das parcerias, como a que existe entre Governo de Goiás e Sistema Faeg Senar para fortalecer a agropecuária goiana.

Abate técnico
O secretário Antônio Carlos visitou também um frigorífico na cidade de Anápolis para conhecer o processo de avaliação da qualidade da carne e rendimento de carcaça de animais da raça nelore abatidos com 15 meses. É a primeira vez que o grupo, que fornece gado para o frigorífico, realiza o abate técnico, em Goiás, com animais dessa idade. Uma equipe da Unicamp esteve presente para fazer a avaliação. Posteriormente, será emitido um relatório atestando se a qualidade e o rendimento da carne e carcaça são adequados para atender o mercado brasileiro. O objetivo é mostrar que esse processo pode trazer benefícios tanto para produtores quanto indústrias. De acordo com o secretário Antônio Carlos, é mais uma oportunidade de mostrar que Goiás é referência na pecuária de corte, com produção de carne de qualidade para todo o mundo.

Também participaram da visita e do Dia de Campo os superintendentes de Produção Rural Sustentável, Donalvam Maia, e o de Produção Agrícola e Desenvolvimento Social, José Ricardo Caixeta.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8925
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo