Artigo – Por um agro cada vez mais forte

Pedro Leonardo Rezende*

Há pouco mais de quatro anos, tive a grande oportunidade de compor a equipe do governador Ronaldo Caiado, assumindo a presidência da Emater. Encarei o desafio e pude participar de projetos grandiosos para nosso Estado de Goiás. Entre eles, destacam-se o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Goiás Social, que transformaram a vida de milhares de famílias rurais.

Além disso, conseguimos, em um trabalho conjunto dos quase mil servidores da Agência, lançar os resultados da pesquisa sobre o pequi sem espinhos e viabilizar a produção da cerveja de mandioca, além de tantas outras conquistas, resultado de trabalho sério de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária. 

Para tantas ações, nada mais justo que um espaço a altura. Por isso, entregamos o Complexo de Inovação Rural, composto pela sede ampla e moderna na capital, laboratórios equipados e o Centro de Tecnologia e Capacitação da Emater (Centrer), palco de treinamentos, seminários, encontros e desenvolvimento da agricultura familiar.

Com capilaridade em todo o Estado, uma vez que a Emater presta atendimento nos 246 municípios goianos, conseguimos realizar, desde 2019, mais de 250 mil atendimentos técnicos, além de sete mil eventos de multiplicação de tecnologia, reunindo mais de 100 mil participantes. Foi viabilizado, ainda, o aporte de R$ 830 milhões nos municípios, por meio dos nove mil projetos de crédito rural, cujas elaboração e execução auxiliamos.

Tenho muito orgulho do quanto a Emater avançou nos últimos anos e da forma como se consolidou nacionalmente, como referência em atendimento para melhoria da qualidade de vida no campo.

Agora, assumo outro desafio apresentado pelo governador. Me torno secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás. Isso não significa que me afasto completamente da Emater. Pelo contrário, continuo o trabalho de apoio às pessoas do campo, ampliando essa atuação por meio de políticas públicas eficientes e alinhadas às demandas dessa população.

Não posso deixar de agradecer a parceria dos servidores da Emater e das instituições que acreditaram em nosso trabalho. Também parabenizo e desejo um excelente trabalho ao novo presidente da Emater, José Ricardo Caixeta. Sigamos juntos por um agro cada vez mais pujante.

*Pedro Leonardo Rezende – Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo