Artigo – Conhecimento que fortalece o agro

Juliana Dias Lopes*

Desde sua criação, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) desenvolve, de forma assertiva, suas ações, com gestão pautada pela técnica e dados, destinando um setor específico, em sua estrutura, à compilação de estatísticas e análises. O objetivo é levar informação de qualidade a todos. Já apresentamos a Radiografia do Agro, com os principais dados do setor agropecuário, a Conjuntura Agro, com análise sobre o efeito do novo coronavírus (Covid-19) em algumas cadeias produtivas, e a Cartilha de Crédito, que explica as opções de financiamento rural. 

Além de proporcionar ao produtor a oportunidade de ter acesso a dados e análises do segmento, realizamos também a avaliação técnica de cartas-consultas com recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Nesse trabalho, conseguimos registrar melhoria do processo de análise técnica, decorrente de estudos e consultas à base de dados da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa). Só neste ano, já avaliamos 314 cartas, 90% a mais que no mesmo período de 2019. 

Agora, em setembro, temos ainda a honra e a alegria de comemorar 12 edições do boletim mensal Agro em Dados, que é mais um dos resultados em nossa missão de agregar valor ao produtor rural por meio de informação, de subsidiar as políticas públicas e a tomada de decisões, assim como contribuir com a atração de investimentos em nosso estado, por meio de publicação do material na versão em inglês – Agri in Data. Nesse informativo, compilamos estatísticas oficiais e análises de cadeias produtivas. É gratificante fazer parte desse projeto do Governo de Goiás, não só por causa dos excelentes indicadores que o agro tem apresentado para nossa economia, mas, sobretudo, pelo impacto positivo que o setor tem para toda sociedade. 

Na edição deste mês do boletim, trazemos indicadores de emprego, produção, valor de produção, comércio internacional, além de análise de cadeias produtivas. Tivemos na agropecuária, em todos os meses (janeiro a julho), saldo positivo de empregos formais e geração de 7.064 novas vagas. Para o ano de 2020, a estimativa do valor bruto de produção agropecuária é de crescimento de 9,5% frente a 2019, superando R$ 59 bilhões. As exportações do agro de janeiro a julho cresceram 30,4% em valor, em relação ao mesmo período de 2019, ratificando a competitividade do agro goiano e a confiabilidade do Estado como parceiro comercial.

Por meio desse trabalho, esperamos que os produtores façam as melhores escolhas, os investidores conheçam a potencialidade de nosso estado, os estudantes tenham acesso a dados para suas pesquisas e a sociedade tenha compreensão da representatividade do agronegócio goiano. O objetivo vai além de informar, pois é uma busca por agregar conhecimento a todos. Temos feito muito, mas nosso propósito é fazer ainda mais e já iniciamos o próximo passo focado em inovação: a utilização de ferramenta de BI (Business Intelligence). Com isso, espera-se que as análises sejam dinâmicas, para subsidiar nossos gestores na tomada de decisões e formulações de políticas públicas.

* Juliana Dias Lopes é gerente de Inteligência de Mercado da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

(Artigo publicado originalmente no jornal Diário da Manhã, em 9 de setembro de 2020).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo