Agropecuária mantém atividade para garantir abastecimento em Goiás
Com a previsão de produção de 24,5 milhões de toneladas de grãos na safra 2019/2020, o Estado de Goiás deve ocupar a terceira posição em produtividade em todo o País, com 4.262 quilos por hectare, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A agropecuária é responsável por alavancar o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de Goiás. Em 2019, o crescimento foi de 4,1% em relação a 2018, sendo o setor com melhor avaliação, já que a indústria cresceu 2,8% e o de serviços, 2,2%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).
As estatísticas comprovam a importância que a agropecuária exerce para o desenvolvimento econômico do Estado e para manter o abastecimento das cidades. É por esse motivo que o setor continuará suas atividades para levar alimentos à mesa da população em Goiás. Publicado pelo governador Ronaldo Caiado, o decreto 9.633, alterado pelos decretos 9.638 e 9.644, prevê medidas tanto de contenção ao novo coronavírus (covid-19) para garantir a segurança e a saúde da população, quanto de manutenção de atividades essenciais relacionadas às diversas cadeias produtivas do agronegócio, desde as etapas de produção, industrialização e transporte.
O agro não para em Goiás
O produtor rural, João Alexandre, trabalha com arroz irrigado e integração pecuária de corte em Formosa e Flores de Goiás. Ele reconhece a importância da população se manter em isolamento para evitar a disseminação do coronavírus no Estado e afirma que trabalhará para abastecer o mercado. “Se depender de nós, produtores de alimentos, nosso povo pode ficar tranquilo, pode ficar em casa e atender a demanda que nossos governantes solicitaram”.
Nivaldo Gonçalves, produtor de leite em Rio Verde, também enfatiza que atuará, em campo, para garantir que não haja desabastecimento no País. “Recomendamos a necessidade para que nossos cidadãos fiquem em casa. Vocês precisam, devem ficar em casa para não disseminarem mais um problema tão grande. Estamos aqui para garantir a alimentação e suprimentos da agropecuária para todo nosso País”, ressalta.
Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, nesse momento é importante parabenizar todos os produtores rurais do Estado de Goiás, juntamente com todas as agroindústrias que processam os alimentos e os transportadores que garantem que essa produção chegue à gôndola dos supermercados. “A segurança tem sido dada pelo Governo do Estado. Agora, peçamos a todos que permaneçam em casa com tranquilidade, pois o agro não para em Goiás”.
CONFIRA O VÍDEO O AGRO NÃO PARA EM GOIÁS
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8925
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767