Agrodefesa capacita servidores dos laboratórios sobre Sistema de Gestão de Qualidade

Foi ministrado, nesta segunda e terça-feira, 21 e 22 de outubro, o curso sobre Sistema de Gestão de Qualidade que é ministrado para um grupo de 37 servidores da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), que atuam nas unidades laboratoriais da Agência. O foco principal é capacitar os profissionais do Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos (LabQuali), mas participaram também técnicos do Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário (LabVet) e do Laboratório de Controle de Qualidade de Sementes e Mudas (LabSem).

Na abertura dos trabalhos, a gerente do LabQuali, Pryscilla Rodrigues Gonçalves falou da importância da capacitação e explanou rapidamente sobre a metodologia para o repasse das informações técnicas. Em seguida, foi iniciado o treinamento, cujo conteúdo é ministrado pela auditora fiscal federal agropecuária, Talita de Amorim Cunha, da Superintendência Federal da Agricultura em Goiás (SFA/GO). As atividades foram desenvolvidas na sede do LabQuali, no Campus 2 da Universidade Federal de Goiás.

Competência
A capacitação abordou os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, com o objetivo de especificar os requisitos para a competência, imparcialidade e operação consistente de laboratórios, com ênfase no trabalho realizado pelo LabQuali. A iniciativa resulta de cooperação técnica firmada com o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiânia (Lanagro-GO), celebrado pela União por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a Agrodefesa.

O LabQuali realiza ensaios de laboratórios voltados à verificação da segurança, da qualidade físico-química e microbiológica de alimentos de origem animal e água, oriundos dos estabelecimentos e indústrias cadastrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA). Todo o conteúdo do curso está em conformidade com a International Organization for Standardization (ISO) 17.025-2017.

Informações da Agrodefesa.

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo