Agrodefesa capacita fiscais sobre enfermidades vesiculares, com foco na febre aftosa

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), por meio da Gerência de Sanidade Animal, deu início, na última segunda-feira, 14 de outubro, e continua até a próxima sexta-feira, 18 de outubro, a um curso de capacitação e simulação de situações sobre atendimento à suspeita de enfermidades vesiculares, com participação de 40 fiscais estaduais agropecuários médicos veterinários provenientes de todas as Regionais da Agrodefesa no Estado.

O treinamento faz parte do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que prevê a retirada da vacina contra febre aftosa em 2021. Todo o conteúdo e as simulações de gabinete (como são definidas) serão realizados no auditório da sede da Agência, no Setor Pedro Ludovico.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Agência, José Essado, falou da importância do treinamento, como uma das medidas que o Ministério da Agricultura exige para a retirada da vacina contra a aftosa. Ele disse que em Goiás, todas as etapas vêm sendo cumpridas conforme o cronograma, tornando a Agrodefesa um dos órgãos de defesa mais eficientes do País. José Essado também falou das visitas que tem feito às Unidades Regionais, procurando conhecer de perto o trabalho realizado e também as demandas para tentar resolvê-las.

Programação
Na tarde da segunda-feira, no início dos trabalhos, foi aplicado o pré-teste do Plano Estratégico e apresentado o Plano de Ação. Na sequência, o médico veterinário Wladimir Lênin Pedro Moraes, coordenador do Programa Estadual de Enfermidades Vesiculares (PPEV) da Gerência de Sanidade Animal fez a apresentação do panorama do Plano Estratégico 2017-2026 em Goiás e nacional. Ele também apresentou dados e ocorrências de doenças vesiculares notificadas no Estado de Goiás, procedimentos de fiscalização, lançamento de Termos de Fiscalização e relatórios do PEEV no Sistema de Defesa Agropecuária do Estado de Goiás (Sidago).

A programação será retomada na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, com apresentação detalhada do Plano de Ação, pelo gerente de Sanidade Animal, Antônio do Amaral Leal. No período da tarde, os participantes terão palestra com um especialista da Agência Brasileira de Inteligência, que abordará o tema Bioterrorismo e Potenciais Ameaças ao Agronegócio Brasileiro. Outra palestra será ministrada por um representante do Corpo de Bombeiros Militar, sobre Sistema de Comando de Incidentes.

Na quarta-feira, 16 de outubro, as atividades serão iniciadas com palestra do gerente do Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário (LabVet), Rafael Costa Vieira, que falará sobre coleta de material para diagnóstico laboratorial em enfermidades vesiculares e técnicas de diagnóstico em febre aftosa. Na sequência, a médica veterinária Thayana Boechat, da Unidade Operacional Local da Agrodefesa em Buriti Alegre falará sobre Biosseguridade para o Serviço Veterinário Oficial. No período da tarde, o professor Álvaro Ferreira Júnior, da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG vai discorrer sobre Epidemiologia da febre aftosa e diagnósticos diferenciais.

Ainda na quarta, os participantes terão instruções sobre preenchimento de formulários de investigação em saúde animal e informe epidemiológico semanal do Sistema Continental de Vigilância Epidemiológica e do Sistema Brasileiro de Emergência Veterinária, com a médica veterinária Denise Caroline Toledo, do Núcleo de Epidemiologia e Emergência Sanitária da Gerência de Sanidade Animal da Agrodefesa.

A programação do curso segue na quinta-feira com apresentação da metodologia do Plano Estratégico e divisão da turma em grupos para simulado de gabinete, sob responsabilidade da Gerência de Sanidade Animal. Neste mesmo dia haverá discussão de casos e apresentação dos grupos. O encerramento do curso está agendado para a manhã de sexta-feira, com palestra do diretor do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária (Fudepec), Uacir Bernardes, que falará sobre fundos indenizatórios em saúde animal. Em seguida o diretor de Gestão Integrada da Agrodefesa, Aníbal Coelho Lima, fará palestra sobre A Ética e a Transformação no Serviço Público. Finalmente haverá aplicação do pós-teste do Plano Estratégico e Plano de Ação.

Informações da Agrodefesa.

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo