Agro em Dados: nova edição traz informações sobre a produção de laranja em Goiás

Boletim explora também setores-chave do agronegócio goiano, como soja, milho, bovinos, suínos, frangos e lácteos

O Brasil é o maior produtor de laranja do mundo, com participação de aproximadamente 34,0% da produção global, conforme revela a edição de julho do Agro em Dados, divulgada nesta sexta-feira (5/7) pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A publicação deste mês explora o cultivo e a comercialização dessa que é uma das frutas mais cultivadas e consumidas nacionalmente.

No âmbito estadual, os dados apontam que mais de 80% da laranja comercializada em Goiás tem origem no próprio estado, que tem expandido as áreas de produção graças ao uso da irrigação e à tecnificação do manejo dos pomares. Para a safra 2024, a estimativa é de que sejam produzidas 156 mil toneladas da fruta, colocando o estado em 8º lugar no ranking nacional de produção.

O boletim apresenta ainda gráficos que ilustram as cotações da Laranja Pera Rio, variedade mais comercializada no entreposto das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), e o valor bruto da produção de laranja em Goiás. Além disso, elenca os destaques municipais na produção de laranja, cujo pódio é ocupado por Itaberaí, Hidrolândia e Água Fria de Goiás.

A respeito do padrão de qualidade da produção estadual, o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, ressalta a importância das ações da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) no controle de pragas em citros. “O esforço da Agência no sentido de assegurar a sanidade das mudas dentro dos padrões fitossanitários exigidos pela legislação vigente faz toda a diferença na garantia da qualidade da laranja produzida e comercializada no estado”, afirma.

O Programa de Controle e Prevenção de Pragas em Citros da Agrodefesa também é explorado no Agro em Dados de julho, que apresenta informações como os principais objetivos do programa, as pragas quarentenárias foco do mesmo, as ações realizadas em 2024, além de informações do Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás.

Além da laranja, esta edição do Agro em Dados oferece um panorama completo sobre outras importantes cadeias produtivas do estado: bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho, com dados atualizados e análises relevantes para o setor. O objetivo é disponibilizar informação de qualidade e divulgar os resultados de setores-chave do agronegócio goiano. Leia a íntegra da publicação clicando no link: https://goias.gov.br/agricultura/agro-em-dados-julho-2024/

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo